Herbário Póetico

Espaço destinado a divulgaçao de: Receitas, Crenças. Misticismo Chás, Ervas&Aromas. Medicina Convencional Fitoterápico e Alternativo! Tudo que se relaciona com coisas naturais! Sem fins lucrativos. Nosso prazer e ver você informado. Agradecemos sua visita! Volte Sempre!

Inteligentes &Perpicazes

Total de visualizações de página

quarta-feira, março 17, 2010

Reflexologia podal


Não pode ser atribuída a nenhuma cultura específica a "descoberta" da Reflexologia Podal.
A mais antiga documentação que se tem notícia é proveniente do Egito.






.

O Dr. William Fitzgerald (americano séc.XIX) grande pesquisador, escritor e conhecedor da técnica diz que: "A forma de tratamento por meio dos pontos de pressão já era conhecida na Índia e na China há mais de 2000 anos. Porém, este conhecimento parece ter-se perdido ou esquecido há muito tempo. Talvez fosse posto de lado em favor da acupuntura, que surgiu como um rebento mais forte da mesma raiz".

.

Entretanto, esta suposição não se comprova, este conhecimento está preservado na China na massagem Tui Na, na Índia pela massagem Ayurveda, e no Japão pelo Shiatsu.

.

Qual é a história da Reflexologia Podal? (Mais atual)
.
Uma fisioterapeuta que trabalhava no hospital de guerra no Vietname, esteve observando os Vietnamitas apertarem os pés dos soldados doentes. Aquilo mexeu com sua curiosidade, e resolveu investigar o porque daquele procedimento. Escolheu um soldado que estava alí, doente, mas que tinha melhores condições de saúde, e ligou ao seu corpo, vários eletrodos em todos os órgãos, depois passou a apertar diversas partes dos pés daquele soldado e anotou os resultados. Repetiu por várias vezes esta operação, e isto foi considerado uma prática de Reflexologia. Daí nasceu o mapa ocidental da Reflexologia, ou melhor, o mapa ocidental para Reflexoterapia.
.
Portanto, constatamos que a técnica surgiu no Oriente (assim como a maioria das técnicas de massagens e terapias).
.
O objetivo da Reflexologia Podal, é curar e prevenir males no nosso corpo (mas nunca deixe de procurar o seu médico, lembrando que, a Reflexologia Podal é um tratamento "alternativo", que é de extrema importância consultar um (a) especialista, primeiro para que ele (a) faça um diagnóstico dos seus problemas de saúde, e possa orienta-lo(a) de forma adequada para que possamos depois, aplicar de forma correta a reflexologia)
.
É uma terapia alternativa e complementar baseada na anatomia e na fisiologia humana que identifica, previne e trata dos distúrbios orgânicos e dos desequilíbrios emocionais, através de estímulos por pressão nas terminações nervosas em pontos específicos dos pés.


Fonte da pesquisae Imagem
http://espacodaluiza.blogspot.com/

A História e A Massagem


.
A história da massagem é tão antiga quanto a do homem. Em algum ponto de nossas vidas todos sofrem alguma lesão menor, dor ou desconforto.
Nossa reação instintiva é a de friccionar ou segurar a área afetada para diminuir a dor. Esta técnica básica foi desenvolvida através dos milênios até o sistema de massagens que conhecemos hoje.
.
Massagem é a manipulação sistemática de tecidos moles do corpo com objetivos terapêuticos. A maioria das culturas antigas praticavam algum tipo de toque terapêutico.
Seus métodos de tratamento usavam ervas, óleos e formas primitivas de hidroterapia.
.
Estudos arqueológicos indicam que, já na pré-História, o homem promovia o bem-estar geral e adquiria proteção contra lesões e infecções por meio de fricções no corpo. Seriam os primórdios do que hoje se entende por massagem.
.
Há também registros de que civilizações da Antiguidade, como egípcios, hindus, gregos, romanos, chineses e japoneses, cerca de 300 a.C., fizeram referências sobre os benefícios da massagem para o bem-estar.
.
Estudos arqueológicos indicam que, já na pré-História, o homem promovia o bem-estar geral e adquiria proteção contra lesões e infecções por meio de fricções no corpo.
.
Os Egípcios antigos, budistas, persas e japoneses também a utilizavam no tratamento de várias doenças e lesões; e a massagem continuou a ser parte vital do tratamento médico até depois do quinto século d.C. A palavra massagem é de origem grega e significa amassar.
.
Os antigos Gregos valorizavam os benefícios da massagem usando-a em muitos eventos da vida diária. As técnicas foram desenvolvidas para ajudar atletas a manterem seus corpos nas melhores condições para as competições. Eles também usavam a massagem para relaxamento.
Pare, da França, no Sec. XVI trancreveu e publicou uma literatura antiga sobre fricções junto com sua própria aplicação específica para pacientes cirúrgicos.
.
Seu trabalho foi reconhecido e a terminologia francesa para as técnicas específicas de massagem são usadas até hoje. Com o fim do 14º século veio o fim da Idade Média e o início da Renascença.
.
Na Inglaterra, Mennell e Cyriax, médicos ingleses, usaram uma aplicação específica de massagem com fricção profunda para estruturas articulares profundas contráteis e não contráteis lesadas, tanto em condições agudas como crônicas.
.
Nos anos 70 e 80 a acupressura recebeu mais atenção que qualquer outra modalidade de trabalho físico. A tendência atual parece sugerir o aumento da popularidade da massagem e de terapias relacionadas para redução de estresse e de problemas musculo-esquelético crônicos. A massagem pode ser considerada uma parte da medicina manual e através da história ergueu-se independentemente para promover a saúde.

Fonte da Pesquisa e Imagem
http://equilibriomassagens.blogspot.com/
http://espacodaluiza.blogspot.com/
.

TPM! Trate pela MedicinaTradicional Chinesa


Que mulher já não vivenciou a sensação de não ser mais capaz de administrar a própria vida?

De repente, de um dia para o outro aquilo que era corriqueiro e fácil, torna-se difícil, confuso e cansativo. Um tornado interno leva embora a estabilidade e agita um mar de frustrações e ressentimentos. Às vezes a lucidez parece desaparecer e só resta a tensão e a irritabilidade sem motivos aparentes.

Esses sinais podem variar de intensidade e surgir um dia ou até duas semanas antes da vinda da menstruação. É a famosa TPM, um desequilíbrio considerado de fácil correção segundo a Medicina Tradicional Chinesa.

Mulheres que vivem sob tensão e que guardam mágoas e ressentimentos facilmente tem a energia do Fígado paralisada, o que provoca um bloqueio na sua habilidade de equilibrar as emoções, circular com suavidade a energia por todo o organismo e movimentar o sangue no útero.

Em decorrência disto as emoções ficam afetadas e desconfortos físicos como cefaléia, distensão nas mamas e no abdome podem aparecer, pois são locais por onde o canal de energia do Fígado percorre.

A ingestão de laticínios e gordura combinada com tais dificuldades emocionais também agravam os sintomas, pois formam o que denominamos de Mucosidade-Fogo, um desequilíbrio mais severo de tratar, porque bloqueia ainda mais a circulação de energia pelo organismo.

Outra causa comum para a TPM é o excesso de esforço físico porque canaliza muita energia do Fígado para o aporte de sangue para os tendões.

O tratamento para esse distúrbio pode ser feito através dos pontos de Acupuntura que liberam a circulação deste canal, tais como os pontos Fígado 2 e Fígado 3 e também sobre o canal do Pericárdio, que distribui a energia nas mamas e influencia a serenidade da mente.

Uma boa massagem, como o Tui Na, que libere e nutra os tendões e os canais energéticos é recomendada para atenuar e tratar os sintomas.

A Fitoterapia também é indicada, pois há ervas dentro da MTC que desbloqueiam a estagnação de energia e sangue pelo organismo.

Vale dizer que manter atividade física prazerosa na rotina e o hábito de comunicar claramente os sentimentos previne a TPM e garante uma vida mais saudável e feliz!

Outra descoberta interessante a parte da Medicina Chinesa é o uso do óleo de Prímula (Oenothera biennis), cujos componentes parecem reduzir os sintomas da TPM segundo pesquisadores.



http://terapiaschinesas.wordpress.com
fonte de pesquisas e Imagem

Alimentos e Afrodisíacos






Tudo que ocorre saber sobre os afrodisíacos: as
especiarias afrodisíacas



Alimentos e AFRODISÍACOS

O termo afrodisíaco data ao menos 5.000 anos. Segundo o Dicionário dos Afrodisíacos de H. E. Wedeck, o termo afrodisíaco deriva do mito de Afrodite, a deusa grega do
amor, a mesma teria saido do mar dentro de uma concha de ostra.

Os alimentos afrodisíacos, não são certamente uma invenção moderna. A sua origem remonta a antiguidade, da cultura egípcia, grega e romana.

Os chamados afrodisíacos seguros, como as bananas, os espargos e as cenouras, cuja forma é semelhante ao orgão sexual, são consumidos por alguns para melhorar o desejo sexual.

Outros consomem partes de animais aclamados como potentes afrodisíacos. A consumação de tais partes de animais pode resultar desagradável para algumas pessoas, enquanto outras em vez, desejam provar alguns particulares ingredientes
afrodisíacos propício a melhorar o prazer sexual.





Especiarias AFRODISÍACA


Cravo

É um dos mais potentes afrodisíacos naturais. Além disso, é muito eficaz para combater o cansaço mental, como também a perda de memória.



Coentro

As suas sementes secas tem efeitos eufóricos, especialmente nas mulheres. É utilizado em infusões com vinho. Todavia se recomenda aos homens para não abusarem desta substância, pois neles, pode causar efeitos opostos.



Jasmim

Essa deliciosa flor é cultivada no mundo inteiro, mas é principalmente o jasmim espanhol a ser utilizado para aromatizar licores. Atenção: as sementes de jasmim são venenosas.



Ginger

É utilizado em bebidas destinadas a despertar a sensibilidade. Ingerido com moderação, causa ímpeto salutar; em dose excessiva, irrita o intestino.



Almíscar

Se trata de uma substância escura de odor muito ativo, extraida de uma glândula sito sob a pele do abdome dos cervos jovens que vivem no sudeste asiático. A respeito das suas origens não certamente apetitosas, é considerada uma panacéia para tratar epilepsia, coqueluche, febre tifóide e pulmonite. Além disso, é apreciada pelas suas virtudes afrodisíacas. É reduzido em pó e parcimoniosamente espalhado sobre a comida (causa vertigens se usado em excesso).



Noz-moscada

Não particularmente eficaz para as mulheres, mas para os homens tem a reputação de ser a melhor aliada. Provém da ilha de Banda, na Indonésia.



Orégano

Em infusão é um bom agente excitante.



Pimenta de Cayenna

Contém uma grande quantidade de vitamina C. É também um agente excitante que estimula a circulação. O pequeno chili vermelho ou verde mexicano, possui as mesmas qualidades.



Rábano

Sua polpa tem propriedade afrodisíaca.



Aipo

O aipo contém as vitaminas A, B, C, P e minerais. É excelente para os músculos e ajuda a liquefação do sangue; também serve para reduzir o nível de colesterol e ajuda a manter as artérias limpas. Os antigos Romanos dedicavam o aipo ao deus Plutão, deus do sexo e do inferno.



Mostarda

Estimula a ação das glândulas sexuais. Existem três qualidades de mostarda: preta, branca e amarela, proveniente da Índia. A mostarda conheceu um notável sucesso na Idade Média.



Tomilho

Erva que fornece óleo de poder anti-séptico. Da mesma erva igualmente se obtêm um tônico nervoso com efeitos afrodisíacos. É ainda um bom purificador para o corpo.



Baunilha

Possui efeitos eufóricos e pode ser consumida a vontade. Combate a astenia sexual, agindo no sistema nervoso central e, por meio do seu odor, age indiretamente como estimulante sexual.



Açafrão

Possui propriedades estimulantes das zonas eróticas. Os estudos têm provado que ha efeitos similares aqueles dos hormônios. Atenção ao seu consumo: doses excessivas provocam risadas incontroláveis.
Pesquisas da web.

Reflexão

Estou aprendendo que a maioria das pessoas não gostam de ver um sorriso nos lábios do próximo.Não suportam saber que outros são felizes... E eles não! (Mary Cely)