Herbário Póetico

Espaço destinado a divulgaçao de: Receitas, Crenças. Misticismo Chás, Ervas&Aromas. Medicina Convencional Fitoterápico e Alternativo! Tudo que se relaciona com coisas naturais! Sem fins lucrativos. Nosso prazer e ver você informado. Agradecemos sua visita! Volte Sempre!

Inteligentes &Perpicazes

Total de visualizações de página

terça-feira, setembro 14, 2021

O perigo oculto dos chás “milagrosos”

“Na cultura popular, existe a ideia de que as folhas, os chás e as raízes não possuem qualquer efeito maléfico”, explica o hepatologista Raymundo Paraná, professor titular da Universidade Federal da Bahia (UFBA).


De acordo com o especialista, não se trata de proibir o consumo, mas de evitar a ingestão de bebidas desse tipo vendidas sob o falso pretexto medicinal e terapêutico. “O correto é a população repensar o uso de qualquer proposta de tratamento que não tenha sido submetida a estudos de eficácia e segurança”, diz Paraná.



É importante evitar a ingestão de chás vendidos sob o falso pretexto medicinal. Foto: Shutterstock

 


A lista de chás, bebidas e cápsulas que podem causar malefícios à saúde cresce exponencialmente segundo o especialista.


“Os relatos na literatura sobre esses casos tem crescido mais que os relatos de medicamentos alopáticos, pois a população se expõe cada vez mais a esses produtos – que, não raro, são prescritos por pessoas de má formação técnica ou de má índole mesmo”, complementa.


Dentre os chás que têm gerado relatos de lesão ao fígado, por exemplo, o hepatologista destaca os seguintes:



Chá verde (cápsulas)

Boldo

Cavalinha

Kava-Kava

Centelha Asiática

Espinheira Santa

Cáscara sagrada

Sene

Confrei

Valeriana

Poejo

Óleo de cártamo

 


“É comum que o paciente não mencione por considerar seu uso como algo inocente, aumentando o risco de interações medicamentosas ruins”, lembra Paraná. “Na maioria das vezes, o diagnóstico só acontece quando o problema já aconteceu, colocando em risco a vida”, afirma.


Nem tudo é proibido, porém. O hepatologista não vê problemas no consumo dos chás não medicinais, tais como de maçã, camomila, frutas vermelhas, erva cidreira. Tudo, é claro, sem exageros.


 


Texto

Thassio Borges


 


Revisão técnica

Prof. Dr. Max Grinberg

Núcleo de Bioética do Instituto do Coração do HCFMUSP

Autor do blog Bioamigo


 

https://coracaoevida.com.br/o-perigo-oculto-dos-chas-milagrosos/

Camomila para acalmar – e muito mais




Embora o consumo de chá tenha sido associado a benefícios para a saúde durante séculos, apenas nos últimos anos suas propriedades medicinais começaram a ser, de fato, investigadas cientificamente. E as pesquisas dizem: é preciso reconhecer o poder dos chás. Como a camomila, por exemplo.


Os benefícios para a saúde dos chás, de modo geral, são em grande parte devido ao seu alto teor de flavonoides (nutrientes derivados de plantas). No caso específico da camomila, são muitos os pontos positivos derivados – tantos que tornaram essa erva tão antiga um nome marcante de propriedades curativas e calmantes.


Conheça mais sobre a delicada e poderosa camomila, originária da África, cultivada há pelo menos dois mil anos e matéria-prima para produtos que vão dos cosméticos aos medicamentos.


– A camomila é uma margarida. Sua flor é usada em diferentes formas, variando de florzinhas secas maiores até o pó, sendo os chás mais intensos também os mais simples, feitos apenas da camomila seca.


– Vários estudos ligaram o chá de camomila à redução de intensidade das cólicas menstruais. Um estudo norte-americano de 2010, por exemplo, descobriu que o consumo do chá por um mês poderia reduzir a dor, controlar melhor a ansiedade e sofrimento associados ao período.


– Outro estudo, desenvolvido por duas universidades, a de Toyama, no Japão, e a de Grassland, Reino Unido, descobriu que o uso associado de chá de camomila ajuda a baixar o nível de açúcar no sangue em pessoas com diabetes. A pesquisa não mostra que a camomila é um substituto viável para medicamentos para diabetes, claro, mas pode ser um suplemento útil aos tratamentos existentes.


– O chá de camomila é amplamente sugerido para ajudar as pessoas a dormir. Mas poucos ensaios clínicos testaram exatamente isso, na verdade. O que muitos relatam é o efeito de controlar a ansiedade. Os pesquisadores acreditam que a camomila funciona, inclusive, do mesmo modo que remédios à base de benzodiazepina, remédios que induzem o sono, apenas de um modo mais leve.


– Existe também histórico de que a camomila funciona durante aqueles resfriados bastante chatos – como um bom adstringente para as vias aéreas. Fazer inalação com ela auxilia a respiração.


– A camomila é largamente usada para cuidar da pele (e registros dizem que egípcios, gregos e romanos já sabiam disso). Presente em muitos cosméticos, de larga escala e de manipulação, ela também pode ser utilizada de um modo simples: basta preparar o chá, deixar esfriar e aplicar no rosto para limpar e tonificar a pele. A camomila tem capacidade para purificar, desintoxicar e desinchar.


– Aliás, é bom saber preparar o chá de maneira correta para tirar o melhor proveito. Ele deve ser feito por infusão – quando se ferve a água e depois coloca-se sobre duas pequenas flores secas de camomila, deixando coberto por cinco minutos. Então é só coar para beber.


Mas tem quem precise evitá-la


Além das pessoas com alergia a pólen e à própria camomila, bebês e crianças muito novas não devem usar essa planta como chá ou em receitas.


Assim como o mel e alguns outros produtos, a camomila é passível de estar contaminada com esporos de botulismo. A maioria dos adultos saudáveis combate a infecção, mas os pequenos podem não ser capazes disso – e os pediatras recomendam evitar.



Autor do blog Bioamigo



https://coracaoevida.com.br/camomila-para-acalmar-e-muito-mais/

Reflexão

Estou aprendendo que a maioria das pessoas não gostam de ver um sorriso nos lábios do próximo.Não suportam saber que outros são felizes... E eles não! (Mary Cely)