Herbário Póetico

Espaço destinado a divulgaçao de: Receitas, Crenças. Misticismo Chás, Ervas&Aromas. Medicina Convencional Fitoterápico e Alternativo! Tudo que se relaciona com coisas naturais! Sem fins lucrativos. Nosso prazer e ver você informado. Agradecemos sua visita! Volte Sempre!

Inteligentes &Perpicazes

Total de visualizações de página

quarta-feira, novembro 04, 2020

8 ervas que você pode usar para melhorar sua saúde pulmonar

 A saúde pulmonar é muito importante, já que os pulmões são os responsáveis por nos prover o oxigênio que nossas células requerem e, além disso, se encarregam de expulsar o dióxido de carbono por meio da expiração.

Suas funções vão muito mais além dos fins respiratórios, porque são necessários também para filtrar as partículas e agentes nocivos que estão no ambiente.

O problema é que são tão complexos e delicados que, algumas vezes, sua saúde é comprometida pela acumulação de toxinas e vários tipos de infecções.

Como consequência, desencadeia-se uma série de reações negativas a nível respiratório. Surgem então, várias doenças que podem afetar a qualidade de vida.

Por sorte, há vários ingredientes de origem natural. Seu uso oferece um apoio a este sistema para melhorar sua capacidade de depuração.

Hoje queremos compartilhar 8 ervas saudáveis cujas propriedades protegem e melhoram a saúde pulmonar.

Não deixe de experimentá-las!

Ervas para fortalecer a saúde pulmonar

1. Tomilho

tomilho para a saúde pulmonar

O tomilho é uma das ervas recomendadas para o alívio da irritação e congestão das vias respiratórias.

  • Seus óleos essenciais exercem um efeito antibiótico, antifúngico e anti-inflamatório que, além de fortalecer o sistema imunológico, promove a limpeza dos pulmões.
  • Tanto o consumo de sua infusão quanto a inalação de seus vapores podem servir como remédio para estimular a eliminação das toxinas retidas no sistema.


2. Raiz de alcaçuz

Esta raiz é uma das ervas da medicina tradicional chinesa. Sua popularidade se deve às suas múltiplas aplicações medicinais.

  • Seus compostos anti-inflamatórios e analgésicos diminuem a inflamação dos condutos respiratórios e da garganta. Assim, facilitam a passagem do oxigênio até as células.
  • Além disso, contribuem para suavizar as membranas mucosas do corpo, incluindo as que recobrem os pulmões e a garganta.
  • Seus efeitos expectorantes e antibacterianos ajudam a eliminar o excesso de muco, controlando a congestão e as dificuldades para respirar.

Isso, somado aos nutrientes essenciais, aumenta a resposta imunológica do corpo diante da presença de vírus e bactérias.

Como se fosse pouco, ainda oferece quantidades significativas de flavonoides, antioxidantes que inibem o dano celular para prevenir o câncer de pulmão.

3. Orégano

orégano para a saúde pulmonar

É uma erva aromática que se destaca por seu alto teor de ácido rosmarínico e carvacrol. Estes 2 antioxidantes ajudam a frear a produção de histamina em casos de alergias respiratórias.

Além disso, podemos somar como benefícios:

  • Seus agentes anti-inflamatórios e expectorantes contribuem para desobstruir as vias respiratórias, facilitando a eliminação do muco e das toxinas retidas nos pulmões.
  • O óleo natural obtido de suas folhas é um remédio efetivo contra infecções bacterianas, como a gripe ou o resfriado.

4. Tanchagem

Esta erva é usada desde a antiguidade como um potente remédio que alivia a irritação das membranas mucosas nos pulmões e na garganta.

É uma solução 100% natural para o tratamento da tosse e, de fato, concentra substâncias antibióticas e anti-inflamatórias.

5. Sálvia

Sálvia para a saúde pulmonar

A bebida de sálvia é um remédio natural contra a irritação dos pulmões, principalmente nos pacientes fumantes.

  • Seus compostos antibacterianos e depurativos ajudam a remover os compostos tóxicos que se retêm em seus tecidos. Assim, oferecem alívio à congestão e às dificuldades respiratórias.

6. Eucalipto

O aroma refrescante do eucalipto é aproveitado há centenas de anos como um complemento para fortalecer a saúde pulmonar.

Ainda que nem todos o tolerem, a maioria costuma encontrar um alívio rápido da congestão, da tosse e da irritação dos condutos nasais.

Seus compostos ativos promovem ação expectorante e anti-inflamatória que ajudam a tratar problemas como a bronquite, a asma e os resfriados comuns.

Além disso, oferece poderosos antioxidantes que contribuem para fortalecer o sistema imunológico.

7. Hortelã

Hortelã para a saúde pulmonar

A hortelã e seu óleo essencial contém mentol, um ingrediente popular no tratamento das doenças pulmonares.

Esta substância relaxa os músculos lisos das vias respiratórias e promove a respiração normal, principalmente nos casos de congestão.

Também conta com propriedades anti-histamínicas e desintoxicantes que ajudam a frear os sintomas das alergias respiratórias.

Leia este artigo: Prepare um unguento natural para descongestionar as vias respiratórias

8. Verbasco

As folhas e as flores da planta de verbasco têm substâncias ativas que ajudam a fortalecer e purificar os pulmões.

Seus extratos naturais promovem a eliminação das toxinas e, além disso, controlam a produção excessiva de muco e a inflamação.

Você tem notado dificuldade respiratória? Sendo assim, não deixe de provar algumas das ervas mencionadas para restabelecer sua saúde pulmonar.

Imagem principal oferecida por © wikiHow.com.

Se os problemas persistirem, não deixe de consultar o médico, porque ele indicará o tratamento adequado a seguir.



https://melhorcomsaude.com.br/8-ervas-melhorar-saude-pulmonar/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflexão

Estou aprendendo que a maioria das pessoas não gostam de ver um sorriso nos lábios do próximo.Não suportam saber que outros são felizes... E eles não! (Mary Cely)