Herbário Póetico

Espaço destinado a divulgaçao de: Receitas, Crenças. Misticismo Chás, Ervas&Aromas. Medicina Convencional Fitoterápico e Alternativo! Tudo que se relaciona com coisas naturais! Sem fins lucrativos. Nosso prazer e ver você informado. Agradecemos sua visita! Volte Sempre!

Inteligentes &Perpicazes

Total de visualizações de página

segunda-feira, novembro 15, 2010

Dente-de-Leão


(Fonte: http://www.barbacenaonline.com.br/articulistas/eltonbelo/010808.htm)

Nome popular:
Alface-de-cão, alface-de-côco, amargosa, amor-dos-homens, chicória-louca, chicória-silvestre, coroa-de-monge, dente-de-leão-dos-jardins, frango, leutodonte, quartilho, radite-bravo, relógio-dos-estudantes, salada-de-toupeira, soprão, taraxaco, taraxacum. Diente de leon (espanhol), dent de lion (francês), dandelion (inglês), tarassco comune e dente di leone (italiano).

Nome científico:
Taraxacum officinale Weber ex F.H. Wigg.

Indicações:
As raízes serve para purificador do sangue, reumatismo, diurético, laxante, facilitar a digestão, estimular o apetite, obstipação. Já as folhas pode ser usadas para hipertensão e deficiência cardíaca.

Parte usada : Folhas e raiz (Junte 2 colheres de sopa de raízes ou de folhas picadas num 1 litro de água. Ferva durante 3 minutos, tampe até ficar frio. Coe e tome ao longo do dia)


Dente-de-leão

(Fonte: http://www.tsuru.pt/blog/2009_03_01_archive.html)


Vou soprar
do alto da torre
um dente-de-leão
que ele voe até você
com todas as risadas
que colecionamos
entre a foz
do rio
e o cais
você
dente-de-leão
sempre depois
ruptuosas tempestades
era o único
que se abaixava até o abismo
e me oferecia a mão
joguei as pedras fora
leão
joguei os dentes fora
fera
sossega-leão
estou esperando o seu abraço
eu sei que estourei o nosso balão
é que foram se amontoando
escárnios e carnes pútridas
que foram aumentando
crescento
na minha alma
até que explodiram
eu juro que tentei não acertar
mas a bala do meu mundo
culminou você
mas estou só
na torre
onde o leão ainda não se prosta
ficou só a lenda
do leão que tentou
não morrer de dor
dor
aquilo que fez
eu brigar você
minha dor
e
mesmo indo embora
você deixou uma folha
de alcachofra
e uns lápis
gris
como a cor
de nossas capas
e todas as coicidencias
que voam em dentes
para sempre
(Ryana Gabech)

(Fonte: http://ryanagabecholiveira.blogspot.com/2008/01/dente-de-leo.html
Fonte de minha pesquisa
http://ervasquecuramoumitospopulares.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflexão

Estou aprendendo que a maioria das pessoas não gostam de ver um sorriso nos lábios do próximo.Não suportam saber que outros são felizes... E eles não! (Mary Cely)