Herbário Póetico
Espaço destinado a divulgaçao de: Receitas, Crenças. Misticismo Chás, Ervas&Aromas. Medicina Convencional Fitoterápico e Alternativo! Tudo que se relaciona com coisas naturais! Sem fins lucrativos. Nosso prazer e ver você informado. Agradecemos sua visita! Volte Sempre!
Inteligentes &Perpicazes
Total de visualizações de página
quarta-feira, março 03, 2010
Ervas Medicinais&mel
companhe algumas ervas que ajudam e muito:
Além de deliciosas receitas, muitos alimentos oferecem para o corpo opções fáceis e baratas de cura para vários males. Com algumas dicas preciosas é possível usar os itens da geladeira e do porta-tempero para combater dores, indisposições, resfriados e problemas gastrintestinais.
Encontrar maneiras de ajudar o corpo a se curar por mecanismos próprios, mais naturais, é uma tendência cada vez mais forte. “A farmácia caseira, se usada de maneira bem orientada, evitando crendices milagrosas e infundadas, pode ajudar a desafogar as filas dos prontos- socorros ao permitir que as pessoas usem a capacidade de cura do próprio organismo para se tratar”, ressalta o farmacêutico e homeopata Adauto Luiz dos Santos, em entrevista para a BONS FLUIDOS.
Para ajudar você a começar a se cuidar de maneira natural, a revista faz uma lista dos alimentos mais seguros que são perfeitos para tratar alguns problemas muito comuns. Confira.
Gripe: açafrão
É um condimento com muitas propriedades terapêuticas. “Pessoas que têm imunidade baixa, sempre pegando gripes e resfriados, podem fortalecer o sistema de defesa do corpo com o uso do açafrão, ou cúrcuma”, explica o médico homeopata e fitoterapeuta Danilo Carneiro, de Goiânia. Mas ele tem uma ressalva: embora combata alergias, o açafrão em excesso também pode causá-las. Por isso, é preciso prudência ao consumi-lo.
Como usar
Ao perceber um princípio de gripe, salpique o açafrão misturado a gengibre em pó em sucos de frutas ricos em vitamina C, como a acerola e a camu-camu (da Amazônia). Adoce com mel.
Gengivite e dor de dente: cravo
O cravo-da-índia é muito usado por sua propriedade anestésica local, especialmente sobre as mucosas da boca e da garganta.
Como usar
Para atenuar o incômodo de inflamações brandas de boca e garganta, chupe e masque levemente alguns cravos-da-índia ao longo do dia. É importante usar o botão completo da flor, que inclui a pequena “coroa”. Para os problemas do aparelho digestivo, o mais indicado é o chá.
Dor de garganta: mel, limão e pimenta-caiena
Segundo o fitoterapeuta Adauto Luiz dos Santos, de São Paulo, o limão favorece a fluidez do processo antiinflamatório e auxilia na eliminação do catarro, o mel ajuda a desinfetar a região e a pimenta estimula a circulação local, potencializando os efeitos dos outros dois alimentos.
Como usar
Preencha metade de uma colher de sopa com mel de abelha e esprema um limão sobre ela. Depois, salpique com um pouco de pimenta, coloque na boca e sugue devagar. Uma segunda opção é preparar um chá com meio litro de água, um limão cortado em cruz, uma pitada de pimenta e mel. Ferva a água e o limão, acrescente a pimenta, espere esfriar, adoce com mel e beba.
Pesquisas da Net
Imagem do google
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Reflexão
Estou aprendendo que a maioria das pessoas não gostam de ver um sorriso nos lábios do próximo.Não suportam saber que outros são felizes... E eles não!
(Mary Cely)
Nenhum comentário:
Postar um comentário