Herbário Póetico

Espaço destinado a divulgaçao de: Receitas, Crenças. Misticismo Chás, Ervas&Aromas. Medicina Convencional Fitoterápico e Alternativo! Tudo que se relaciona com coisas naturais! Sem fins lucrativos. Nosso prazer e ver você informado. Agradecemos sua visita! Volte Sempre!

Inteligentes &Perpicazes

Total de visualizações de página

quarta-feira, novembro 04, 2009

Anis estrelado




Quando falamos de Anis estrela ou Erva Doce, acabamos criando muita confusão, pois os aromas e sabores são muito parecidos.
O princípio ativo que está presente em ambos é o Anetol, o curioso é que o TAMIFLU (remédio utilizado no combate a Gripe Suína) é obtido pela sintetização do Anetol. Mas não se preocupe em comer Anis todos os dias, pois sua forma in-natura somente auxilia na digestão, retenção de gases, alívio de dores musculares e de cabeça.
Semente Desidratada de Anis (Erva-Doce)
Semente Desidratada de Anis (Erva-Doce)
“Quem não tem um vizinho ou um colega que tem um pé de erva doce no quintal que atire a primeira pedra”. Pois é, esta planta está muito presente na nossa culinária e crendices populares.
Desde o período colonial a semente de Anis é muito utilizada na cozinha brasileira, tanto em pratos salgados como peixes e frutos do mar, no qual sua aplicação fica muito bem casada, quanto em pratos doces como Bolo de Fubá, calda de sorvete, balas e quitutes.

Já o Anis Estrela, é muito utilizado na cozinha Oriental e na criação de bebidas e saborizantes. Devido a sua beleza, ele é empregado na ornamentação e finalização de pratos.

Chá de Anis Estrelado com Pimenta Doce


Pesquisas


O que é o Anis-Estrelado?

Tradicionalmente usado na falta de apetite, gastrites ou flatulência, é actualmente exportado para o mundo inteiro. Fique a conhecer a matéria-prima do medicamento anti-viral Tamiflu utilizado no tratamento da gripe A
Nome Comum: Anis-Estrelado
Outros Nomes: Anis-da-china, badiana, badiana-da-china, Ba jiao hui chian (Ch.), Star anise (Ing.), Anice stellato (It.)
Sinónimos: Illicium verum Hooker
Contra-Indicações e Dosagens

Muitas vezes sujeito a adulteração pela utilização da espécie tóxica Badiana-do-japão (Illicium religiosum), a comercialização do anis-estrelado é, contudo, muito controlada dentro do mercado europeu, o que não oferece qualquer perigo em termos de saúde pública. Não devendo ser ingerido durante a gravidez, na aleitação e nos casos de hiperestrogenismo, pode, em alguns casos, estar na origem de reacções de maior sensibilidade, principalmente quando o seu uso é continuado e repetido.
A dose média diária é cerca de três gramas de planta. Pode ser tomada em infusão e, neste caso, adiciona-se 0,5 a 1g de frutos por chávena e toma-se uma chávena depois das refeições. O consumo pode ainda ser em cápsulas (pó) ou sob a forma de extracto seco (100 a 300mg por dia).



Independentemente da forma ou da dosagem, o importante é primar pela qualidade; se tiver alguma dúvida, pode sempre aconselhar-se com o seu médico ou falar com o seu técnico de saúde.


Pesquisas via internete
Imagens do google

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflexão

Estou aprendendo que a maioria das pessoas não gostam de ver um sorriso nos lábios do próximo.Não suportam saber que outros são felizes... E eles não! (Mary Cely)