Herbário Póetico

Espaço destinado a divulgaçao de: Receitas, Crenças. Misticismo Chás, Ervas&Aromas. Medicina Convencional Fitoterápico e Alternativo! Tudo que se relaciona com coisas naturais! Sem fins lucrativos. Nosso prazer e ver você informado. Agradecemos sua visita! Volte Sempre!

Inteligentes &Perpicazes

Total de visualizações de página

quarta-feira, outubro 28, 2009

A Murta




CARACTERIZAÇÃO

As murtas ou murtinheiros são arbustos que podem ter até aos 2 ou 3 m de altura. As suas folhas verde-escuras e brilhantes, são decoradas pelas flores brancas de cheiro aromático apimentado. Os frutos, de tonalidade escura, têm um sabor desagradável e aspecto resinoso.

HABITAT

É muito abundante na europa mediterrânica. Espontânea em matas, também é cultivada, até 800 m de altitude. Este arbusto desenvolve-se em moitas fechadas e as flores desabrocham a partir de Maio. No Outono amadurecem os seus frutos que são umas bagas escuras.

USOS E PROPRIEDADES

As folhas, frutos e essências, são ricas em vitamina C, tem acção adstringente, antisséptica, podendo ser empregada em ferimentos externos. A sua madeira avermelhada é utilizada na mercenaria, enquanto as suas essências são aplicadas na perfumaria. Na Córsega, onde a murta cresce, como em todas as regiões do Mediterrâneo, é muito comum o uso de licor com virtudes estomacais, produzido pela maceração das bagas.

CURIOSIDADES

A murta é muito citada pelos poetas gregos. A Myrtos era normalmente oferecida aos mortos. Era também reclamada por Electra para o conforto da alma de seu pai, Agamnenon (um dos maiores heróis da Grécia Antiga).

Símbolo da Glória e do Amor feliz, com murta eram entrançadas as coroas para os heróis que eram ovacionados, e para as noivas.

A murta, descrita no Antigo Testamento, era usada como grinalda pelas jovens de Israel. A sua madeira perfumou inúmeras cerimónias. Da destilação das suas folhas fazia-se uma água famosa: a água de anjo, utilizada como produto de beleza para a pele.

Pesquisas Texto e Imagens via internete

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflexão

Estou aprendendo que a maioria das pessoas não gostam de ver um sorriso nos lábios do próximo.Não suportam saber que outros são felizes... E eles não! (Mary Cely)