![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgCk9MtPWP3ZVeYABvjrVd92asoUbQUYfC5ibMOojRvNnlScBpdXPbhwfLIjHoxIAI3-4NrzL_4fuQmMqsgJxt960p41yrLdn9zQT6rlq51mHn7dGUiSzXgxFjD6pIUrOvQKro9gsTEBYM/s320/alcachofra.jpg)
Histórico da Alcachofra
A alcachofra cujo nome botânico é Cynara scolymus L., pertence a família Compositae. É uma planta vivaz, com folhas compostas pinatifidas e espinhosas, sendo as superiores bem menores que as da base. Flores púrpuras reunidas em um grande capítulo envolvido por grandes brácteas que são a parte comestível da inflorescência. Provavelmente originária do mediterrâneo, considerada durante muito tempo como uma hortaliça rara, é hoje abundantemente cultivada nas regiões Atlânticas com invernos suaves.
A alcachofra não é só uma planta alimentícia indicada para os diabéticos, mas também uma importante erva medicinal que recebeu dos médicos árabes medievais o nome de al-Kharsaf. O nome genérico Cynara vem do latim canina, que se referem a semelhança dos espinhos que a envolvem com os dentes de um cachorro.
As folhas da alcachofra lhe conferem a atividade terapêutica e as mesma devem ser colhida antes da floração.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhRoyo5XgSMqbYLECib64GNBjI2oLgsjZDQvCozQBoRmmLMI1l6m4ne_mAKmsY_FerlPQXzXHg2E0ux_tC-5V6QYS4A9PBOfhlEXjVJsQ2RaN451TkR1didHfhWdpIUMXgqCqf5HsdPJUI/s320/alcachofra2.jpg)
Propriedades farmacológicas
A alcachofra por conter uma substância denominada de cinarina provoca o aumento da secreção biliar. A cinaropicrina que confere o amargor característico da alcachofra é responsável pelo aumento da secreção gástrica.
A cinarina derivado da lutoelina abaixa a taxa de colesterol de maneira significativa através de uma estimulação metabólico enzimática. É utilizada para casos de hiperlipidemia e ateromatose no interior dos tecidos adipóides.
www.wilkanaturales.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário