Herbário Póetico
Espaço destinado a divulgaçao de: Receitas, Crenças. Misticismo Chás, Ervas&Aromas. Medicina Convencional Fitoterápico e Alternativo! Tudo que se relaciona com coisas naturais! Sem fins lucrativos. Nosso prazer e ver você informado. Agradecemos sua visita! Volte Sempre!
Inteligentes &Perpicazes
Total de visualizações de página
domingo, dezembro 17, 2017
Racismo espiritual e preconceito
A umbanda "podendo" ter ligações com o sânscrito me foi muito útil
> para começar a estudar e não ter nenhum PRECONCEITO contra tal
> religião,
> Maisa:
> Essa sua fala, Sepher, resume muito de toda essa conversa, na
> minha opinião.... Ou seja, se vc não pensasse que a Umbanda tem
> raízes na Índia, ou ligações com o sânscrito, vc não a teria
> estudado sem PRECONCEITO...
> Interessante...
> Láz
> Também concordo com a Maisa quanto ao PRECONCEITO. Se uma pessoa
> tinha preconceitos com a umbanda, e só os venceu a partir de gostar
> mais de sânscrito, que ótimo para a pessoa e para o grupo!
> Mas note a idéia por trás: Hindus são pop, negros africanos merecem
> preconceito mesmo, é bem mais chic vir do sânscrito atlante
> do que do idioma das tribos africanas de negões!!! (rs) Se a gente
> trocar o atabaque por psy-trance, trocarmos as pombas-giras pela
> linha das patricinhas e ex-ripongas desencarnadas, corrigirmos o
> português do preto-velho e pintá-los de branco, talvez a gente
> consiga maior adesão ainda de quem compreensivelmente precise de
> ajuda para enfrentar seus preconceitos contra uma religião que
> acham tão boa, "apesar" de ter origens na áfrica e nos mais simples
> dos (argh) espíritos de índios, caboclos e escravos do Brasil. :-D
> Nessa:
> olá pessoas! também estou aprendendo muito com as discussões...
> bom... confesso que me surpreendi, e em um sentido não muito legal,
> não: quer dizer, então, que seria aceitável/normal ter mais
> preconceito contra os africanos, os preto velhos da umbanda, do que
> contra os "atlantes"/"lemurianos"/sei lá o quê que supostamente
> seriam os verdadeiros pais da umbanda ???
> ou então eu entendi errado. :)
Em minha opinião, você entendeu corretamente, e resumiu bem a "essência" do debate atlante-sânscrito-macumbal que tivemos na Voadores, onde defendiam que, face ao preconceito que as origens da umbanda "merecem", seria melhor dizer que vem de AUM (om) + BHANDA (contrações) do sânscrito (!) falado em Atlântida (!!) por Ramatis (!!!); descartando a óbvia origem do termo africano "mbanda" (magia).
No fundo:
Se for em sânscrito é chique, pop e cult.
Se for de atlante, é ótimo, porque ajuda a "vencer o preconceito".
Mas se for de preto, africano, pobre, caboclo ou de Niterói, aí não dá.
Está nas entrelinhas do debate, tornando-se explícito ao final: havia um certo enamorar pela umbanda e seus ritos, mas não se gostava das origens e filiações originais, devido a um assumido PRÉ-CONCEITO, que eu e Maisa comentamos: http://groups.yahoo.com/group/voadores/message/80156
Provavelmente essa aumbanda vá para frente, há precedentes: foi JUSTAMENTE através de mecanismo similar que o "espiritochiquismo" brasileiro cresceu, se tornando um neo-catolicismo-reencarnacionista que pouco ou nada tem a ver com o Kardec original. Os "católicos" de décadas atrás também adoravam um terreiro, uma incorporação, mas achavam que isso não era lá coisa de gente branca, rica e do bem. Então, importaram da França algo do meio culto da metrópole cultural da virada do século, misturaram com preces e conceitos do catolicismo, trocando o terreiro escuro por uma mesa beeeeeeeeeeeeeem branquinha, assim como a pele de seus frequentadores descendentes de europeus.
Hoje em dia, o catolicismo e a língua francesa não tem o mesmo IBOPE do século passado entre pessoas cultas que tenham um pé no misticismo, e outro nas aparências sociais. Mas se for em sânscrito com fundo esotérico e explicação atlante, ah, bom.
Vi isso também em algumas fundações ocultistas "universalistas", que sabiam o nome de deuses de cada coisa usados por quinhentos povos - exceto os locais. Faziam belos ritos gardnerianos para a deusa greco-romana do sei lá o quê. Pediam para cada visitante cantarem seus mantras... Mas olhavam com desprezo quando alguém brasileiro, estando no meio de matas e cachoeiras de Minas Gerais, Brasil, puxava um ponto para Oxóssi ou Xangô. Juro que vi.
Tenho amigas bruxas na Bahia, descendentes de celtas oriundas de portugal, que embora cultuem o seu panteão original e o greco-romano, saudam e respeitam sempre os deuses da egrégora local, cultuada por MILHÕES ali em Salvador. São discriminadas em seu meio como wikkumbeiras.
Certas estão elas: Como vou evocar e ensinar o nome da deusa da lagoa celta não sei qual, desprezando que "toda a cidade é de Oxum"? Curioso que a mesma "bruxaria nacional" aceita reconhecer deusas incas, xamãs e hindus como aspecto da mesma deusa, mas é mais fácil falarem cultuarem Pocahontas do que uma Cabocla Jurema tupiniquim.
Conheço ufólogos do sudeste do país que juram que os ET´s de cabeça chata, pele parda e baixinhos são do mal... e falam oxente. Já os "do bem" são sempre altos, loiros, nórdicos e de olhos azuis. Afinal, todos anjos cristãos são assim. Tendo nascido no Oriente Médio, provavelmente o judeu Jesus usasse protetor solar 150, lentes de contatos azuis e escova progressiva em pleno deserto da Palestina. Que bom. Quem aceitaria um Messias com aparência daqueles terroristas árabes filhos da mãe?
Pra quê Xangô e sua machadinha, se posso ter Thor e seu martelo como deus do trovão? Pra quê ouvir escravos negros vindos de Angola, se posso ter exilados brancos de Capela morando em Atlântida? Pra quê "mbanda" africana, se tem palavra em sânscrito (aum bandha) que também parece, sem dar esse ar tão pobre? No shopping não vende búzios, mas pedras de runas, aposto que tem. É tudo a mesma coisa, mas, convenhamos, entre uma loiraça finlandesa e uma boa mbanda carnuda de negona africana, preferem a primeira, embora "pratiquem" a segunda no carnaval de Salvador.
Afinal, como sabemos, elementais são gnomos de casaquinho medieval europeu em plena mata atlântica, selva amazônica ou caatinga, e nunca o curupira; os do fogo são as salamandras, e nunca os fogo-fátuo; e os do ar são os silfos, e nunca o saci-pererê.
Mas "não é hipocrisia nem racismo espiritual, não", vão dizer: "É só uma ajuda pra vencer meu preconceito", vocês hão de entender.
--
Lázaro Freire
lazarofreire@voadores.com.br
sexta-feira, dezembro 15, 2017
Detox e seu Beneficios.
Para que servem os sucos detox e quais são seus benefícios
Com a rotina pós-moderna, a correria do dia a dia e a má alimentação acabam contribuindo para aumentar os níveis de toxinas presentes no nosso corpo. Além das já produzidas naturalmente, ainda estamos em contato diariamente com agrotóxicos, medicamentes e agentes poluidores. O resultado dessa soma não é positivo. Essas substâncias, quando se encontram, sobrecarregam e atrapalham o pleno funcionamento do organismo.
Como fazer uma salada desintoxicante
Ingredientes naturais, frescos e ricos em fibras - também chamados de alimentos detox - são os grandes responsáveis pela eliminação dessas toxinas. Eles agem junto com o fígado e tem a capacidade filtrar e eliminar as substâncias nocivas do organismo.
Benefícios da alimentação desintoxicante
Os alimentos desintoxicantes são ricos em ingredientes que:
Agem como diurético combatendo a retenção de líquidos;
Estimulam o funcionamento do sistema imunológico;
Melhoram o sistema digestivo;
Estimulam o funcionamento do intestino;
Hidratam a pele;
Melhoram o sono;
Aumentam a disposição;
Estimulam o desempenho da memória.
https://www.vix.com/pt/bdm/corpo/para-que-servem-os-sucos-detox-e-quais-sao-seus-beneficios
quinta-feira, setembro 28, 2017
5 combinações de ervas que ajudam a emagrecer.
Combinar ervas termogênicas, desintoxicantes e diuréticas em um único chá ajuda a emagrecer até 6 kg em um mês
Tomar chá diariamente é o segredo para acelerar o metabolismo e perder as gordurinhas indesejadas. Mas, para isso, é preciso saber combinar as ervas certas. A dica é beber de três a quatro xícaras de uma infusão preparada com ervas termogênicas (aceleram o metabolismo, favorecendo a queima de gordura), desintoxicantes (eliminam as toxinas, deixando o organismo menos resistente ao emagrecimento) e diuréticas (evitam a retenção de líquido, contribuindo para uma barriga lisinha).
Antes que você fique tentada a acrescentar mais de três ervas na mesma xícara, atenção: essa é uma medida segura. “O uso de muitas plantas faz com que elas entrem em competição, diminuindo o efeito uma da outra. E o objetivo é justamente o contrário: permitir que elas trabalhem em sinergia, aumentando o efeito emagrecedor do chá”, explica a fitoterapeuta e nutricionista Vanderli Marchiori, da VM Nutrição e Fitoterapia, em São Paulo. Outro procedimento importante: “Procurar sempre adquirir as ervas em lojas especializadas, que garantam o manuseio e armazenamento corretos das plantas.”
Só mais uma observação para o sucesso da dieta: mantenha o mesmo mix de ervas por três dias. “As plantas precisam desse tempo para que possam agir de maneira eficiente no organismo e, então, acelerar o emagrecimento”, orienta Vanderli. Depois, mude a combinação para criar um novo estímulo e evitar qualquer risco de toxicidade. Então, coloque a água para ferver e elimine o excesso na cintura!
As ervas que vão secar os excessos
Escolha uma erva de cada grupo e prepare seu chá emagrecedor. Lembre-se: se a mesma mistura por três dias. Depois disso, faça uma nova combinação.
Termogênicas: efeito queima-gordura
Elas fazem com que o metabolismo trabalhe mais rápido, aumentando a queima de calorias e, consequentemente, de gordura. Algumas também têm ação lipolítica (quebram a molécula de gordura já acumulada no organismo), além de reduzir os níveis de colesterol.
· Boldo (Pneumus boldus), carqueja (Baccharis trimera), chás verde, branco e vermelho (Camellia sinensis), casca de laranja amarga (Citrus aurantium), fucus (Fucus vesiculosus), guaçatonga (Caesaria sylvestris), hibisco (Hibiscus sabdariffa) e salsaparrilha (Smilax spp).
Desintoxicantes: ação limpeza
Capturam e eliminam pela urina a gordura e as toxinas que sobram do processo metabólico – circulando em excesso no organismo, essas substâncias atrapalham o bom funcionamento do sistema linfático e emperram a perda de peso. As ervas desse grupo também reduzem a formação de gases, evitando a sensação de barriga inchada e volumosa.
· Alecrim (Rosmarinus officinalis), bardana (Arctium lappa), camomila (Matricaria recotita), capim -cidreira (Cymbopogum citrato), cardo-santo ou cardo-mariano (Carduus sanctus), centelha (Centella asiatica), coentro (Coriander spp), dente-de-leão (Taraxicum officinalis), erva-doce (Pinpinella anisum), espinheira-santa (Maytenus ilicifolia), hortelã (Mentha piperita) e sálvia (Salvia officinalis).
Diuréticas: fim da retenção hídrica
Favorecem o trabalho dos rins na filtragem da linfa (líquido que carrega as impurezas para fora do organismo). Isso facilita a eliminação das toxinas pela urina, combatendo o inchaço e ajudando o organismo a responder melhor à dieta.
· Alfafa (Medicago sativa), borragem (Borago officinalis), cabelo de milho (Zea mays), cavalinha (Equisetum arvense), quebra-pedra (Phyllantus niruri) e sete sangrias (Cuphea balsamona).
5 combinações de ervas que ajudam a emagrecerMantenha o mesmo mix de ervas por três dias
Foto: Getty Images
5 boas combinações
Se tiver dúvida na escolha das ervas, siga as sugestões da nutricionista e fitoterapeuta Lucyanna Kalluf, do Instituto de Prevenção Personalizada, em São Paulo
1. Chá branco + hibisco + carqueja: o mix exerce ação desintoxicante, eliminado toxinas e gordura, além de melhorar o funcionamento do intestino. E tudo isso faz você perder peso.
2. Dente-de-leão + centelha + alfafa: com alto poder diurético, drena o excesso de líquido e ajuda a varrer para fora do organismo as toxinas que, em excesso, fazem você acumular peso.
3. Chá verde + boldo + cavalinha: potente termogênico, acelera a queima de gordura. Também auxilia na limpeza das toxinas, fazendo o organismo responder melhor à dieta.
4. Carqueja + centelha + cavalinha: tem efeito diurético, pois melhora o funcionamento do fígado. Isso ajuda a desinchar rapidamente, deixando a barriga mais lisinha.
5. Dente-de-leão + chá verde + hibisco: acelera a queima de gordura, além de melhorar o metabolismo do açúcar e da gordura. Com isso, evita que essas substâncias colaborem para o aumento da cintura.
Ferva e abafe
Preparar o chá da maneira correta é essencial para deixar a bebida mais gostosa e eficiente contra as gordurinhas. Siga o passo a passo:
· Coloque as ervas (1 colher de sopa de cada uma, com exceção do chá verde que deve ser usado em menor quantidade: apenas 1 colher de sobremesa) em um recipiente de vidro ou porcelana. Metais como inox ou alumínio interferem negativamente nas propriedades do chá. Em uma panela à parte, leve 1 litro de água ao fogo e, assim que começar a ferver, jogue sobre as ervas. Abafe com uma tampa ou um pires por 10 minutos. Coe e beba frio ou quente, no intervalo das refeições.
· Faça apenas a quantidade de chá que você vai consumir no dia. De um dia para o outro, a bebida perde as propriedades fitoquímicas e deixa de promover os efeitos esperados.
FONTE==>>https://boaforma.abril.com.br/dieta/5-combinacoes-de-ervas-que-ajudam-a-emagrecer/
Colabore com nosso Blog clicando em nossos anúncios.
quarta-feira, setembro 13, 2017
Pau D'arco
Esta é uma erva natural de produção nacional, derivada da casca interna da árvore Taheebo na América do Sul.
Os antigos Incas e Astecas foram provavelmente os primeiros a se familiarizar com os poderes da erva. O chá tem sido usado há muitos séculos pelas tribos da América do Sul Indio.
Médicos e especialistas de todo o mundo recomendam Pau d'Arco do chá.
Dr. Daniel B Mowry, PhD, afirma em seu artigo publicado extensamente em Pau d'Arco: "Lapacho todo produziu efeitos clínicos de células saudáveis, sem efeitos colaterais."
Segundo a autora Susan Clark, Pau d'Arco (ou Lapacho) é uma das plantas mais eficazes para combater a levedura (ver o seu artigo aqui).
Susan diz que "... Pau d'Arco fileiras ao lado de Echinacea como batedor um inverno muito frio ..."
Susan continua: "Com a crescente preocupação com os níveis de antibióticos na cadeia alimentar moderna e os efeitos destes sobre o probiótico" boas "bactérias, é um grande protetor", mesmo para aqueles que não o azar de ter sofrido a infecção do fermento. "
Os clientes nos disseram, e Susan concorda, que você pode ter uma cabeça nebulosa como a levedura é morto pela erva. Beba bastante água e pensar em tomar uma suplemento herbal fígado apoio, O que pode tornar o processo mais confortável. "
http://www.detoxyourworld.com/
Marcadores:
Guaraná Medicina Fitóterapica,
PauD"arco
Simpatia de proteção contra a inveja
Muitas pessoas sentem que são prejudicadas por energias nocivas causadas pela inveja de outras pessoas. Este banho mágico traz a proteção contra esse tipo de malefício.
Você vai precisar de um litro de água, três folhas de comigo-ninguém-pode, grama, um dente de alho e uma pedra de cânfora. . Ferva a água e desligue o fogo. Coloque as três folhas de comigo-ninguém-pode. Em seguida, com a mão direita, pegue um punhado de grama e coloque no preparo.Adicioone o dente de alho e a pedra de cânfora. Deixe tudo no recipiente até amornar, mexendo com uma colher de pau. Quando estiver morno, coe tudo e deixe as folhas em um jardim. Depois do banho de chuveiro, jogue o preparo em seu corpo, do pescoço para baixo. Faça na primeira segunda-feira do mês. Depois, tome mais dois banhos, sendo umm na quarta-feira e outro na sexta-feira seguinte.
Fonte do Texto e Imagem
http://magiadobem.blogspot.com/
domingo, setembro 10, 2017
Os melhores afrodisíacos naturais II
Cada vez mais pessoas “confessam” ter algum tipo de problema a respeito de seu desempenho na cama. Isto pode acontecer devido ao cansaço, problemas, estresse ou até problemas com o parceiro. Se alguma doença ou transtorno for descartado, é possível aproveitar das vantagens dos seguintes afrodisíacos naturais:
Gingko Biloba: é um dos melhores afrodisíacos que existe, pois esta planta mantém o órgão sexual masculino em excelentes condições e aumenta o desejo sexual.
Geleia Real: este alimento é um estimulante do sistema nervoso e também da área dos genitais, ainda que os resultados possam tardar um pouquinho para aparecer, eles certamente são seguros e prolongados.
Açúcar Mascavo: não é por nada que é um costume comer uma sobremesa depois de um jantar romântico. Uma pequena hiperglicemia é boa para o amor. A falta de açúcar, pelo contrário, provoca maior produção de adrenalina, o que bloqueia os hormônios “encarregados” do sexo.
Aipo: este alimento atua sobre os órgãos urinários e isso o converte em um afrodisíaco moderado, principalmente se for consumido em caldo. Quando unido com a beterraba, o aipo apresenta um efeito maior, mas não misture com alface, pois isto anulará estes benefícios.
Avelãs: dizem que todos os frutos secos possuem poderes afrodisíacos, porém as avelãs são muito importantes na tradição popular. Em alguns lugares do mundo, as avelãs são colocadas no jantar de casamento e até em cestas junto à cama do casal para sua noite de núpcias.
Cebolas: não é aconselhado que ambos consumam ao mesmo tempo a cebola (ou alho) porque o forte odor do hálito pode quebrar qualquer plano romântico. Os árabes utilizam muito as cebolas em suas refeições e, sem dúvida, sabem como alegrar seus parceiros.
Cravo da índia: um tempero com um sabor e um aroma muito fortes, mas que se utilizado como bebida trará bons resultados.
Framboesa: ideal para a mulher, pois serve para relaxar os músculos da zona genital e facilitar o encontro amoroso.
Ginseng: é considerado “o rei dos afrodisíacos”. Um chá morno quinze minutos antes de ir para a cama é uma aposta certa, usada por chineses e coreanos por séculos.
Figo: outra opção interessante para a sobremesa, muito doce como a paixão que pode despertar. Os egípcios e os gregos consideravam sagrada a árvore da figueira. Além disso, existem muitos costumes relacionados a esta fruta, como, por exemplo, pendurar figos na porta das casas onde existem meninas solteiras para que possam conseguir um marido rapidamente.
Maca peruana: é um alimento “recentemente descoberto” no Ocidente, possui uma grande variedade de nutrientes, equilibra a mente e por sua vez é um potente afrodisíaco. A maca pode ser consumida em pequenas quantidades em torradas, cremes, molhos, sopas, entre outros.
Rosa cheirosa: é uma erva útil para os primeiros encontros onde a tensão, a ansiedade e o nervosismo reinam. Além de relaxar, esta planta permite aumentar os níveis de paixão.
Noz: outros dos frutos secos que está presente nas noites de casamento em muitos países que ainda mantêm os costumes hoje em dia, assim como também em várias sobremesas da China.
Pimenta: é um afrodisíaco infalível e rápido. Não tenha dúvidas para preparar um jantar que contenha a pimenta, junto com o tomate. Logicamente esta receita é para aqueles cujo estômago não seja delicado, pois senão um efeito totalmente diferente será gerado, e você poderá arruinar o encontro.
Salsa: adicione um pouco desta planta nas suas refeições, tanto fresco como cozida, para que sua noite de amor seja inesquecível.
Pistache: não é sem razão que o pistache é tão caro e difícil de ser obtido. O pistache pode ser misturado com outros frutos secos (como as avelãs) e figos. Prepare-se para o que acontece depois.
Alecrim: juntamente com a menta funciona como um “tônico de preparação” logo depois do jantar. Faça uma infusão com ambas as plantas.
Tâmara: outra das frutas sagradas dos árabes. A tâmara traz uma grande quantidade de energia para você poder se manter desperto por toda a noite.
Pólen: é um dos melhores afrodisíacos, mas seu efeito só será visto após cinco dias consumindo o pólen. Você pode começar na segunda para ter o efeito no encontro do fim de semana. Em jejum, ingira uma pequena colherada de pólen misturado com o suco de laranja ou iogurte. Você também pode preparar uma pasta com mel puro de abelhas e deixar que os pedacinhos de pólen se hidratem.
Abacate: no México o abacate é usado como um estimulante e, além disso, esta fruta é um dos ingredientes principais de suas refeições. Junto com a pimenta, pode formar um “combo” ideal para uma noite de prazer, ainda que sempre se tenha que ter cuidado com as quantidades ingeridas para evitar problemas.
Chocolate: possui muitas propriedades e efeitos em nosso sistema nervoso e na produção dos hormônios “da felicidade”, por isso se recomenda o chocolate quando estiver triste ou deprimido. O chocolate pode ser uma deliciosa sobremesa que nos prepara para algo muito melhor depois.
https://melhorcomsaude.com/os-melhores-afrodisiacos-naturais/
Os melhores afrodisíacos naturais
Se quiser aproveitar uma noite de paixão, prepare um coquetel de oleaginosas que inclua avelã, nozes, pistache e figos. Se acrescentar um pouco de chocolate, a mistura será perfeita.
De acordo com a psicologia, um afrodisíaco é uma substância ou alimento que produz “luxúria”. Sem chegar aos extremos, muitos casais utilizam estas substâncias para avivar a paixão e aumentar o desejo sexual. Conheça alguns dos afrodisíacos populares em várias partes do mundo.
O que saber sobre os afrodisíacos
Basicamente, os afrodisíacos são qualquer elemento que teoricamente aumenta o apetite sexual. O nome deriva da Deusa Grega do Amor “Afrodite” que surgiu da espuma do mar quando Cronos matou seu pai e arremessou seus genitais no oceano. Alguns afrodisíacos funcionam ao estimular os sentidos e outros são consumidos como bebidas, alimentos ou condimentos.
São conhecidos em todas as civilizações, principalmente na Hindu, onde estes elementos são mencionados no livro do “Kama Sutra”. Nestas páginas, são indicadas diferentes maneiras para que os homens aumentem sua vigor sexual com alguns alimentos como o mel ou o leite.
Na medicina tradicional Chinesa também se usa remédios afrodisíacos à base de ervas, como o ginseng, que se acredita aumentar a longevidade e o vigor sexual. No caso dos árabes, os perfumes, fragrâncias e cosméticos são destacados para incrementar o prazer na cama. Já os germânicos, utilizam plantas como a cenoura e os aspargos para, segundo dizem, melhorar o rendimento sexual.
Já na ciência moderna, somente algumas destas substâncias com “poderes afrodisíacos” são reconhecidas. Umas delas são os restos secos do peixe Escamudo-Negro triturados. Estes restos não são aconselhados, pois são perigosos e possuem elevada toxicidade.
https://melhorcomsaude.com/os-melhores-afrodisiacos-naturais/
quarta-feira, agosto 16, 2017
SANTO DO DIA SÃO ROQUE 16/08
Roque nasceu no ano de 1295, na França, em uma família rica, da nobreza da região. Ficou órfão na adolescência e vendeu toda a herança, distribuindo o que arrecadou entre os pobres. Depois disto, viveu como peregrino andante. Percorreu a França com destino a Roma.
No caminho, Roque deparou com regiões infestadas pela chamada peste negra. Era comum, ver à beira das estradas, pequenos povoados só de doentes que foram isolados do convívio das cidades, para evitar o contágio do restante da população ainda sã. Enxergando nas pobres criaturas o verdadeiro rosto de Cristo, Roque se atirou de corpo e alma na missão de tratá-los.
Seu zelo pelos doentes era tanto que ele descuidou-se de si próprio. Certo dia percebeu uma ferida na perna e viu que fora contaminado pela peste. Assim, decidiu se refugiar sozinho em um bosque, onde foi amparado por Deus.
Roque foi encontrado por um cão. Este animal passou a levar-lhe algum alimento todos os dias, até que seu dono, curioso, um dia o seguiu. Comovido, constatou que era seu cão que socorria o pobre doente. Este homem auxiliou Roque na sua recuperação.
Já com a saúde em dia, Roque voltou para sua cidade, mas foi preso, considerado como um espião. No cárcere continuou praticando a caridade e pregando a palavra de Cristo, convertendo muitos prisioneiros e aliviando suas aflições, até morrer.
Hoje as relíquias de São Roque são veneradas na belíssima basílica dedicada a ele em Veneza, Itália, sendo considerado o Santo protetor contra as pestes.
Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR
REFLEXÃO
Sempre vemos São Roque representado em trajes de peregrino com um cachorro que está a seu lado no ato de lhe dar um pão. Esta gravura é inspirada no tempo de seu isolamento quando teria morrido de fome se um cachorro não lhe houvesse trazido diariamente um pão e se da terra não tivesse nascido uma fonte de água para lhe matar a sede. Hoje em dia são tantas as pessoas a passar necessidades na vida. Que são Roque as proteja e lhes inspire forças para lutar contra as injustiças.
ORAÇÃO
Ó inefável padroeiro nosso, São Roque, pela ardente caridade com que amastes o próximo nesta terra, chegastes a expor vossa própria vida para assisti-lo nas necessidades e doenças, especialmente nas moléstias contagiosas. Oh! Fazei que estejamos sempre livres dessas terríveis enfermidades e livrai-nos da peste ainda perigosa que é o pecado. Assim seja. Amém!
domingo, agosto 06, 2017
Impacto dos Pensamentos em Nosso Corpo Fis.
"O vosso corpo físico tem a sua própria
frequência vibratória".
"Os vossos doze corpos energéticos têm a
sua própria frequência vibratória".
"Sentirão cada vez mais os vossos corpos
energéticos, os vossos corpos subtis".
Mensagem dos
Seres de Luz
As repercussões dos pensamentos sobre o corpo.
Num tempo mais próximo do que supõem, haverá escolas de formação para ensinar aos alunos, entre outros, o quanto é importante pensar bem, pois um pensamento mau ou um pensamento que não é harmonioso tem um impacto importante na vossa vida e no vosso corpo.
Através de:
Monique Mathieu
http://semeadorestrelas.blogspot.com/2017/07/impacto-dos-pensamentos-em-nosso-corpo.html
Orixás e as caracteristicas de personalidade dos seus filhos
Cada pessoa tem suas próprias características de personalidade herdadas de seu orixá.
Os orixás influenciam cada aspecto da vida de seus filhos, que sofrem influência do segundo orixá também, o chamado ajuntó.Veja a seguir uma breve descrição das características dos filhos de cada orixá.
Filhos.. Descrição..
Exú Ambíguos. Maliciosos. Perigosos. Briguentos. Não guardam rancor. Gulosos. Imaturos.
Sexualmente muito ativos. Mundanos. Intrigantes. Debochados. Mulherengos. Engraçados.
Ogum Conquistadores. Guerreiros. Bringuentos. Amigos. Solidários. Frios. Viris. Sexistas. Impulsivos. Sinceros. Leais. Intolerantes. Afeitos às profissões militares e à informática. Gênio difícil. Independentes. Ambiciosos. Disciplinados. Inteligentes. Líderes natos
.
Oxóssi Provedores. Desconfiados. Solitários. Curiosos. Vaidosos. Instáveis quanto às opiniões. Espontâneos. Astutos. Amáveis. Alegres. Calmos. Amantes da natureza. Concentrados. Sutis. Caçadores em todos os sentidos. Libertários.
Ossaim Atraentes. Ambíguos. Magnéticos. Esquisitos. Solitários. Pesquisadores. Curiosos. Didáticos. Desapegados. Vingativos. Feiticeiros. Dissimulados. Envolvem-se facilmente com drogas. Perspicazes. Tímidos.
Obaluaiê Depressivos. Sinceros. Rabugentos. Honestos. Calados. Frágeis fisicamente. Vingativos. Amargos. Pessimistas. Desajeitados. Auto-destrutivo. Melancólicos. Verdadeiros. Fortes na adversidade. Equilibrados.
Oxumarê Duais. Belos. Ocultos. Cuidadosos. Irritáveis. Indecisos. Oportunistas. Impacientes. Falsos. Mutáveis. Volúveis. Apegados às riquezas. Sedutores. Desdenhosos.
Xangô Justos. Ponderados. Enérgicos. Amistosos. Falastrões. Vaidosos. Invejosos. Teimosos. Ambiciosos. Fortes, fisica e moralmente. Estourados. Gananciosos. Afeitos à engenharia e ao direito. Sedutores. Coerentes consigo mesmos. Grandes escritores. Infiéis. Ciumentos. Valentes. Cruéis. “Bon vivants”. Gulosos. Inteligentes.
Oxum Amorosos. Meigos. Detalhistas. Estáveis. Emotivos. Vaidosos. Intelectuais. Sedutores. Ardentes no amor. Pirracentos. Manipuladores. Voluptuosos. Fofoqueiros. Falsos. Grandes feiticeiros.
Logunedé Brilhantemente inteligentes. Inconstantes. Orgulhosos. Belos. Volúveis no amor. Imaturos. Calmos. Educados. Muito românticos. Intuitivos. Solidários. Rancorosos. Adaptáveis. Poéticos. Desconfiados. Indecisos.
Iansã Sensuais. Nervosos. Bonitos. Apaixonados. Explosivos. Metódicos. Teimosos. Malcriados. Excelentes amigos. Espalhafatosos. Faladores. Ciumentos. Irriquietos. Insensíveis à opinião pública. Volúveis no amor. Solidários. Fortes. Carismáticos.
Obá Trabalhadores incansáveis. Melancólicos. Infelizes. Guerreiros. Ingênuos. Reclamões. Agressivos. Persistentes. Influenciáveis. Resignados. Decididos. Concentrados.
Ewá Belos. Ambíguos. Tranquilos. Adaptáveis. Pacificadores. Unificadores. Cheios de iniciativa. Sensíveis. Poéticos. Amorosos.
Iemanjá Maternais. Calculistas. Bringuentos. Conselheiros. Chorões. Atormentados. Ariscos. Afeitos à psicologia. Protetores. Altivos. Rancorosos. Fascinamtes. Independentes. Fechados. Criativos.
Nanã Calmos. Benevolentes. Sábios. Dóceis com crianças. Austeros. Sem vaidade. Ranzinzas. Vingativos. Insensatos. Pirracentos. Praguejadores. Resmungões. Taciturnos. Assexuados.
Oxalá Lunáticos. Guerreiros. Justiceiros. Briguentos. Agitados. Mentirosos. Organizados. Não sabem perder. Não sabem receber críticas. Fechados. Frios. Quando apaixonados amam profundamente. Inteligentes. Arrogantes. Amigos. Sensíveis. Intuitivos. Brilhantes. Calmos. Autoritários. Indulgentes. Simples. Sovinas. Chatos. Ranzinzas. Respeitáveis. Resignados (PRANDI, 1991).
http://www.raizesespirituais.com.br/orixas-caracteristicaspersonalidade-dos-filhos/
sábado, julho 29, 2017
Defumação dos orixás para cada dia da semana
Cada orixá tem seu dia da semana assim como suas ervas sagradas que são usadas na defumação. Conheça algumas importantes ervas para defumar os ambientes.
Para harmonizar sua casa escolha uma erva que esteja relacionada ao seu orixá e faça defumação no dia da semana correspondente.
Os ambientes de trabalho também tornam-se mais leves e produtivos quando utilizamos ervas sagradas de nossos orixás para defumações, aproveite!
Dia da semana correspondente a cada orixá e a defumação correta
DOMINGO: (Orixás: Nanã, Erês e Pretos Velhos) aniz, anúbis, sândalo vermelho, rosa cor-de-rosa, cravo-da-Índia, noz-moscada.
SEGUNDA: (Orixás: Exú,Omolú, Irôko) arruda, sândalo, angélica, maçã-rosada, patchouly.
TERÇA: (Orixás: Ogum, Oxumarê, Ewá), verbena, jasmim, cravo-da-Índia, violeta.
QUARTA: (Orixás: Xangô, Iansã, Obá) alecrim, rosa branca, mirra, patchouly.
QUINTA: (Orixás: Oxóssi, Logunedé, Ossaim, Caboclos) canela, noz-moscada, orquídea azul, flor-do-campo.
SEXTA: (Orixá: Orixá maior, Oxalá) alfazema ou lavanda, rosas brancas, almiscar, arruda, alecrim.
SÁBADO: (Orixás da águas: Iemanjá, Oxum) alecrim, benjoim, bálsamo rosa, angélica.
Fique em dia com os orixás, o que pode ser feito na umbanda em cada dia da semana. Que vela acender, qual orixá governa aquele dia, que banho tomar?
http://www.raizesespirituais.com.br/defumacao-dos-orixas-para-cada-dia-da-semana/
Dia da semana, cores e saudações dos orixás
No dia da semana de nosso orixá é comum usar roupas de cores correspondentes a eles, contas na cor do santo, sendo também o dia mais propício a fazer oferendas e alcançar graças, assim como agradecê-las.
Confira agora tudo que corresponde ao seu orixá.
Saudações, cores e os dias da semana para cada orixá
Exú – Mensageiro dos orixás
Saudação: Laroyê Exú!
Cores: vermelho e preto
Dia da semana: Segunda-feira
Ogum – O orixá da guerra, é também ferreiro
Saudação: Ogunhê
Cores: azul, verde
Dia da semana: Terça-feira
Oxóssi – O orixá da caça e rei das matas
Saudação: Okê arô!!
Cores: verde, azul
Dia da semana: Quinta-feira
Omulú/Obaluaiê – O orixá da medicina, deus da varíola
Saudação: Atotô!
Cores: marrom, cor palha
Dia da semana: Segunda-feira
Nanã Buruku – a mais velha dos orixás, primeira esposa de Oxalá, deusa da morte
Saudação: Saluba Nanã!
Cores: lilás, roxo
Dia da semana: Domingo
Oxumaré/Bessen – O orixá da riqueza representado pelo arco-íris e pela cobra
Saudação: Arroboboi Oxumarê!
Cores: amarelo e verde
Dia da semana: Terça-feira
Logunedé – O caçador filho de Oxum e Oxóssi
Saudação: Loci Loci Logun!
Cores: amarelo e azul
Dia da semana: Quinta-feira
Iansã – Senhora dos ventos e tempestades
Saudação: Epahey Oyá!
Cores: marrom e vermelho
Dia da semana: Quarta-feira
Xangô – Senhor da justiça
Saudação: Kao Kabiesilê!
Cores: vermelho e branco, marrom e branco
Dia da semana: Quarta-feira
Oxum – Orixá do amor, da fertilidade e maternidade
Saudação: Ora yê yê ô!
Cores: amarelo
Dia da semana: Sábado
Iemanjá – Deusa do mar, segunda esposa de Oxalá
Saudação: Odò ìyá!
Cores: prata e branco
Dia da semana: Sábado
Ossaim – O orixá das plantas
Saudação: Ewê ô!
Cores: verde e branco com lista vermelha
Dia da semana: Quinta-feira
Obá – orixá dos ventos e redemoinhos
Saudação: Obá Xiré Yá!
Cores: rosa, coral
Dia da semana: Quarta-feira
Irokô – O orixá do Tempo
Saudação: Iroko y Só! Eeró!
Cores: branco, cinza
Dia da semana: Terça-feira
Oxalá/Oxaguiã/Oxalufã – O orixá maior
Saudação: ÈPA BÀBÁ !
Cores: Branco
Dia da semana: Sexta-feira
Como descobrir seus orixás?
http://www.raizesespirituais.com.br/orixas-cores-saudacao-dia/
Colabore com Blog clicando em nosso anuncios abaixo da postagem.Obrigada
segunda-feira, julho 24, 2017
12 Alimentos afrodisíacos para apimentar a relação
Os alimentos afrodisíacos, como chocolate, pimenta ou canela são alimentos que possuem nutrientes com propriedades estimulante e que, por isso, aumentam a produção de hormônios sexuais e melhoram a líbido.
Além disso, este tipo de alimentos também é capaz de trazer a sensação de bem estar, fazendo que o apetite sexual seja estimulado tanto em homens como em mulheres.
Os alimentos afrodisíacos podem ser ingeridos individualmente ou adicionados nas refeições habituais, pois facilmente passam despercebidos, além de acrescentar também sabor e valor nutritivo às refeições.
Os principais alimentos afrodisíacos incluem:
Ginkgo biloba: o extrato de ginkp biloba melhora a circulação sanguínea, estimulando a passagem de sangue para o pênis;
Catuaba: aumenta o desejo, diminui o cansaço e tonifica os músculos;
Pimenta: melhora a circulação, aumenta a temperatura corporal e acelera os batimentos cardíacos;
Chocolate: produz hormônios que dão sensação de prazer e bem estar ao corpo;
Açafrão: deixa a região da pélvis mais sensível, aumentando a sensação de prazer;
Gengibre: aumenta o fluxo de sangue para os órgãos genitais, estimulando o desejo;
Ginseng: aumenta o desejo;
Mel: estimula a produção de hormônios sexuais, aumentando o desejo;
Morango: rico em vitamina C e potássio, melhora a circulação e é muito utilizado juntamente com o chocolate como alimento afrodisíaco;
Canela: tonifica o corpo, estimula a circulação sanguínea e aumenta o desejo;
Castanhas, nozes e amêndoas: estimulam a circulação e aumentam a lubrificação;
Alecrim: estimula e revigora, sendo utilizado também para combater a impotência sexual.
Para que se possa sentir seus efeitos, os alimentos com propriedades afrodisíacas devem ser consumidos em maior quantidade por quem quer estimular o apetite sexual, não existindo uma quantidade ideal.
https://www.tuasaude.com/alimentos-afrodisiacos/
Além disso, este tipo de alimentos também é capaz de trazer a sensação de bem estar, fazendo que o apetite sexual seja estimulado tanto em homens como em mulheres.
Os alimentos afrodisíacos podem ser ingeridos individualmente ou adicionados nas refeições habituais, pois facilmente passam despercebidos, além de acrescentar também sabor e valor nutritivo às refeições.
Os principais alimentos afrodisíacos incluem:
Ginkgo biloba: o extrato de ginkp biloba melhora a circulação sanguínea, estimulando a passagem de sangue para o pênis;
Catuaba: aumenta o desejo, diminui o cansaço e tonifica os músculos;
Pimenta: melhora a circulação, aumenta a temperatura corporal e acelera os batimentos cardíacos;
Chocolate: produz hormônios que dão sensação de prazer e bem estar ao corpo;
Açafrão: deixa a região da pélvis mais sensível, aumentando a sensação de prazer;
Gengibre: aumenta o fluxo de sangue para os órgãos genitais, estimulando o desejo;
Ginseng: aumenta o desejo;
Mel: estimula a produção de hormônios sexuais, aumentando o desejo;
Morango: rico em vitamina C e potássio, melhora a circulação e é muito utilizado juntamente com o chocolate como alimento afrodisíaco;
Canela: tonifica o corpo, estimula a circulação sanguínea e aumenta o desejo;
Castanhas, nozes e amêndoas: estimulam a circulação e aumentam a lubrificação;
Alecrim: estimula e revigora, sendo utilizado também para combater a impotência sexual.
Para que se possa sentir seus efeitos, os alimentos com propriedades afrodisíacas devem ser consumidos em maior quantidade por quem quer estimular o apetite sexual, não existindo uma quantidade ideal.
https://www.tuasaude.com/alimentos-afrodisiacos/
segunda-feira, julho 10, 2017
Erva do Amor
Manjerona
Você sabia que a Manjerona era a erva preferida de Afrodite a Deusa do Amor? E até hoje, no mediterrêneo ela é utilizada para os enfeites dos noivos, para trazer felicidades ao relacionamentos.
Vou ensinar você a fazer um “amuleto de proteção ao relacioanmento” usando essa erva tão cheia de recursos.
A manjerona é uma planta especial, não só por poder ser utilizada em vários tratamentos medicinais, como também por ter uma história extremamente interessante. A manjerona é uma planta da família do orégano.
Até hoje, a manjerona é considerada como a erva do amor eterno, utilizada em enfeites por noivos e amantes. Quem decide hoje em dia fazer uma visita à Grécia, depara-se com manjeronas silvestres que cobrem grande parte da paisagem e que expelem o seu perfume pela zona.
Outras curiosidades suplementares da manjerona
Na Europa o sumo da manjerona já foi muito utilizado para lustrar os móveis e tingir as lãs de vermelho.
Para fazer o seu amuleto de Felicidade e Proteção nos Relacioanmentos;
Faça um molho com alguns galhos de manjerona e amarre com uma fita vermelha e coloque no seu quarto sobre um móvel onde você possa colocar um vasinho (com a manjerona amarrada) e ao lado uma foto sua e da pessoa amada.
Se estiver só, coloque a sua foto do lado esquerdo do vaso e pode apostar que o amor vai bater na sua porta. Depois que a manjerona secar, conte 7 dias e embrulhe esse maço com a fita em jornal e descarte (jogue no lixo mesmo).
Pode repetir esse pequeno ritual sempre para manter a boa energia do amor!
Boa sorte.
Autor: Paulo Roberto Gaefke
Fontes: Sobre a Manjerona: http://www.dicionarioinformal.com.br/manjerona/
Foto: http://www.fotosantesedepois.com
Chá de amor perfeito
Benefícios e propriedades
A planta amor perfeito tem duas utilidades, pode ser usada como uma erva medicinal e também como um adorno para enfeitar a casa. Seu nome original é Viola tricolor e seu outro nome de uso popular é Erva-trindade, sua família de planta é a Herbácea e o formato das suas pétalas é de coração. Embora cresça até 12 centímetros, suas folhas podem chegar até 40 centímetros de comprimento.
Amor Perfeito
A flor aparece exclusivamente no verão e as cores de suas pétalas variam entre roxo, amarelo ou branco.
Benefícios e propriedades
Um dos principais benefícios que essa planta traz, é que ajuda a melhorar a circulação sanguínea e por isso mantém o coração saudável.
Por conter vitamina C é ótima para combater a gripe e age como um xarope expectorante. Se ingerido regularmente também funciona como um sistema de defensivo, prevenindo a tão temida gripe.
A planta tem propriedades fungicidas e bactericidas. Sua pomada pode ser aplicada tanto em ferimentos, pois auxilia na cicatrização e evita marcas, como em cima de micoses. Porém fique atento as melhoras do segundo caso, se houver complicações procure um médico.
Apesar de todos os seus benefícios, cuidado ao tomar muito o chá, pois além de diurética a planta age como um laxante no organismo, se tornando uma ótima opção para quem sofre de prisão de ventre.
Precauções
Seu uso contínuo e em doses diárias muito grandes pode causar enxaqueca. Caso isso aconteça é aconselhável que um especialista seja procurado.
Onde encontrar
Encontra-se em casa de ervas e lojas naturais. Evite as de floricultura, pois são próprias para enfeitar e contêm muitos agrotóxicos tornando seu consumo perigoso.
Caso queira cultivar a planta fique atenta aos seus cuidados, plante sempre no verão, regue regularmente e adube o solo.
Como fazer chá de amor perfeito
Encha uma chaleira com 1 litro de água e espere esquentar, coloque as folhas da erva e deixe até ferver. Coe e adoce com açúcar e mel a gosto.
Como fazer pomada de amor perfeito
Coloque duas colheres de mel, em uma xícara com o chá de amor perfeito, acrescente 2 colheres de chá de óleo de erva-de-são-joão e 4 colheres de chá de óleo de calêndula. Mexa bem até ficar grosso. Caso a mistura fique muito fina, acrescente mais mel e um pouco de água.
Curiosidade
Essa planta era usada na Idade Média em poções do amor, pois acreditava-se que seu formato traria amor e paixão á quem bebesse o chá, por isso do seu principal nome popular ser esse.
https://www.chabeneficios.com.br/cha-de-amor-perfeito-veja-seus-poderes/
domingo, junho 25, 2017
NA VIDA, O QUE É MELHOR?
Uma Religião! Quando Ela Atinge Seu Coração Sem Fanatismo, Se Torna Algo Essencial Na Caminhada'Nesse Sentido, Realmente Ela Ajuda.
Os Dons! Quando A Pessoa Aprende A Usá-los Corretamente, São De Grande Valia, Pois Permitem Ao Ser Ver Os Problemas E Acontecimentos Antecipadamente, E Ter Um Caminho Ou Direcionamento Para Solucionar E Ajudar Com Consciência Nesses Momentos. O Perigo É As Invejas De Pessoas Que Não Atingiram Esses Estados Ainda, E Querem Para Eles, Mas É Um a Concessão Divina E Só Tem Quem As Merecem.
A Missão De Luz! Essa Tem Grande Validade Nas Esferas Superiores, Pois Retrata Um Ser Que Aprendeu A Sublimar Sentimentos E Não Guarda Rancor Dentro De Si. Segue Os Preceitos Divinos Do Cristo, Evitando Assim Karmas Por Ações Negativas E Materialistas.
Um Coração Guerreiro! Faz Parte De Nosso Desenvolvimento, Com O Tempo, As Armas Que Usávamos, Mudam Para O Uso Da Consciência Divina, A Sabedoria, O Respeito A Individualidade De Cada Um E A Apoiar Ao Livre Arbítrio. Um Coração Guerreiro É Um Eterno Defensor Da Justiça, Abençoado Pelo Arcanjo Amado Miguel.
Um Amor! Desde Que Seja Verdadeiro, Pois O Amor É A Mola Propulsora Da Vida.
Uma Paixão! Geralmente Dura Pouco, E Quando Termina, Sempre Envolve Brigas, Xingamentos, E Sentimentos Negativos. É Bom Enquanto Dura Mas, Necessários Pois Espelha Pagamentos De Karmas, Quando Não Suscita Ódios Nem Mortes.
Uma Iniciação! Desde Que Seja Livre, Onde O Iniciado Não Tenha Que Prestar Juramentos De Fidelidade A Nada Nem A Ninguém. Pois Iniciação Deveria Ser Sinônimo De Evolução, Não De Aprisionamentos de Ideias E Pensamentos.
Um Segredo! Estamos Numa Era De Abertura Espiritual, Tudo Que É Bom Para Humanidade, A Natureza E A Luz, Deve Ser Partilhado E Aberto – O Salto Quântico Para Quinta Dimensão Nos Exige Isso, Nessa Nova Era De Amor. Segredos Guardados A Sete Chaves Sempre Escondem Coisas Erradas, Crimes, Injustiças. Nesta Nova Era, Virá A Tona Logo.
Uma Cura! É Fundamental Para Todos, Independente De Situação Social, Religiosa E Monetária. Ela Depende De Fatores, Hoje Ditos Espirituais, Mas, Na Realidade A Cura É Um Merecimento De Cada Um.
Um Milagre! Segue O Direcionamento Da Cura, Só Que Revestido Por Uma Conotação Espiritual Elevada, Onde Nitidamente A Pessoa É Envolvida Por Um Amor De Uma Dimensão De Luz, Pouco Compreendido Em Nosso Estágio Atual.
Um Coração! Ele É A Alavanca Da Vida, É Na Câmara Secreta Dele, Que Devemos Regar As Flores Que Perfumam As Palavras De Nosso Mestre Espiritual Interior .
Cabe A Cada Ser Estabelecer A Finalidade De Sua Vida Nesta Existência, Pois Para Muitos, Está Será A Última Manifestação Nesta Terra De Terceira E Quarta Dimensão....
Muita Luz...
Ivaldo Fonseca
http://amagiadeluz.blogspot.com.br/
sexta-feira, junho 16, 2017
Os Cinco Preceitos
A moralidade é o ponto de partida de todos os bons
darmas e o alicerce do crescimento espiritual. Ela se baseia no
reconhecimento de que o eu não tem a primazia e que deve aprender a
respeitar os direitos, os sentimentos e as necessidades dos demais
seres sencientes.
As principais obrigações morais ensinadas pelo Buda
são os chamados Cinco Preceitos, que constituem regras ou princípios
para orientar o comportamento. Suas finalidades básicas são:
evitar que prejudiquemos outros seres;
ajudar-nos a criar bom carma, ou mérito, para nós mesmos.
O carma negativo é invariavelmente gerado pelas más
intenções. Sempre que, proposital ou conscientemente, prejudiquemos
outro ser, somos culpados de agir com más intenções. O Buda ensinou os
Cinco Preceitos para nos auxiliar a superar o hábito de lesar os demais e a
nós mesmos com as nossas más intenções.
Fundamento da moralidade budista e ponto de partida
para o verdadeiro crescimento do ser humano, os Cinco Preceitos são:
Não matar.
Não roubar.
Não mentir.
Não ter má conduta sexual.
Não se entorpecer com álcool ou drogas.
Para Compreender os Cinco Preceitos
Os preceitos são enunciados na forma negativa, porque
o primeiro passo para o crescimento moral é sempre deixar de fazer as
coisas que prejudiquem outros seres sencientes. Antes de sequer começar a
pensar em como ajudar o próximo, é necessário, antes, parar de
prejudicá-lo. Vamos detalhar, a seguir, cada um desses preceitos
fundamentais.
Não matar
Matar intencionalmente um ser senciente é um modo
muito grave de prejudicar alguém. Se possível, devemos evitar matar até
mesmo camundongos, pernilongos, formigas e outros animais pequenos. Ao
respeitar a menor e mais indefesa criatura, adotamos uma atitude de
respeito por todos os seres. Esse tipo de respeito é a base de todos os
méritos.
Como o budismo é uma religião centralizada na vida
humana e, uma vez que o Buda disse ser a vida humana particularmente
preciosa, matar outro ser humano é a mais grave forma de matar. Matar um ser
humano de propósito é ato gravíssimo, que resulta sempre em carma
negativo também muito grave.
O mau carma gerado pelo assassinato varia de pessoa
para pessoa, pois as circunstâncias que levam à transgressão são sempre
diferentes. Um indício da gravidade do homicídio pode ser percebido
quando se analisa o que acontececom um mongeou monja budista que venha a
matar um ser humano: essa pessoa será expulsa do monastério, não terá
permissão para conviver com outros monges e monjas e, com toda a
certeza, renascerá no inferno. Essa retribuição não pode ser abrandada,
nem mesmo pelo mais sincero ato de arrependimento.
Matar um animal ou um inseto também configura uma
violação do primeiro preceito, apesar de não ser considerada uma ofensa
tão grave quanto matar um ser humano. As sementes nocivas plantadas na
consciência quando a pessoa mata animais podem ser erradicadas por meio
de atos de sincero arrependimento.
A proibição de matar figura em primeiro lugar entre os
Cinco Preceitos porque é a menos sutil de todas e, portanto, consiste no
alicerce das outras. Quem consegue perceber que matar é errado pode
começar a ver que as outras formas de causar dano também são erradas.
Observar o preceito que proíbe matar é algo que traz
grandes benefícios espirituais, ensinando-nos a praticar a compaixão e
a pensar com profundidade nas necessidades e nos direitos dos outros
seres. Na verdade, todos os seres são apenas um. Se não conseguirmos
respeitar os outros, como poderemos respeitar a nós mesmos? E, sem
respeito próprio, como ser dignos de conhecer a nossa natureza búdica?
Muita gente pergunta como as plantas devem ser
consideradas à luz desse primeiro preceito. Sendo elas seres vivos, não
seria errado matá-las? O Buda disse que os animais e os insetos, por terem
consciência ou percepção, são muito diferentes das plantas. Em última
análise, todas as coisas deste mundo são dotadas de natureza búdica e
devem ser respeitadas. Contudo, uma vez que os animais têm consciência,
devem ser tratados com especial respeito, pois, como nós, eles também
estão em meio à jornada que só se conclui com o despertar completo.
Os budistas chineses geralmente dão maior ênfase ao
vegetarianismo do que os de outras tradições. O praticante que adota a
dieta vegetariana se desassocia totalmente do ciclo de criar e matar
animais. O Sutra do Grande Nirvana diz: “Aqueles que comem carne perturbam o
desenvolvimento da grande compaixão. Onde quer que andem, parem, se
sentem ou se deitem, o cheiro da carne que comeram pode ser sentido por
outros seres sencientes, os quais, consequentemente, se amedrontam”.
Pessoas que gostam de matar causam repulsa em outros
seres vivos, ao passo que aquelas que não gostam de matar atraem para si os
outros seres vivos.
Tratado sobre a Perfeição da Grande Sabedoria
Não roubar
Não prejudicar os outros de nenhuma forma é o
fundamento de todos os Cinco Preceitos. Quem rouba lesa, porque viola o
direito de propriedade e a confiança na integridade do mundo ao redor.
Define-se “roubar” como o ato de se apropriar de qualquer coisa que não seja
sua. O dano pode ser gerado por meio de fraude ou engano, pela remoção
física de um objeto pertencente a outra pessoa, pela escamoteação das
leis – seja como for, toda forma de apropriação configura roubo.
Também é roubo tomar emprestado e não devolver, ou
devolver o objeto avariado. Não entregar algo que foi confiado aos seus
cuidados como portador, também é um tipo de roubo. Exemplos disso variam
do ato mesquinho de não entregar um objeto de pouco valor até o ato grave
de apropriação da herança que alguém lhe confiou para que passasse aos
herdeiros de direito.
O código budista de conduta moral considera o roubo
uma transgressão tão mais séria quanto maior o valor do objeto tomado.
Caso o objeto seja de valor irrisório, seu roubo é considerado apenas
um comportamento “impuro”. Sementes cármicas são plantadas mesmo pelos
menores roubos, mas o comportamento impuro não é tão sério como o roubo
propriamente dito. Roubos menores, categorizados como ações impuras,
seriam, por exemplo, não devolver uma caneta esferográfica, pegar um
envelope sem pedir ou utilizar alguma coisa sem permissão do dono.
O preceito de não roubar é um dos mais difíceis de serem
seguidos, porque todos são tentados a pegar ou manter coisas que não lhes
pertencem. Ficar com o livro de um amigo, levar a toalha do hotel,
carregar para casa material do escritório, utilizar o telefone
comercial inadequadamente e assim por diante, queiramos ou não
admiti-lo, são, também, roubo.
O sábio nunca se aferra a nada; portanto, nada se aferra
a ele. As pessoas comuns aferram-se a tudo; logo, ficam aprisionadas às
suas ilusões pelo carma e pela cobiça.
De acordo com o Sutra Avatamsaka (Sutra da Guirlanda de
Flores), roubos graves levam ao renascimento em um dos três planos
inferiores da existência. Além disso, assim que o renascimento for como ser
humano, este se dará em condições de pobreza e atormentado pelas
necessidades materiais.
O Buda disse: “Ananda, como ignoram a verdade, os seres
sencientes aferram-se aos seus desejos e ocultam sua sabedoria sob o véu
de suas ideias preconcebidas”.
Sutra do Grande Nirvana
Não mentir
A definição mais simples de mentir é não dizer a
verdade. A mentira pode ser também qualquer tipo de enganação,
duplicidade, falsidade, distorção ou informação errônea. Trata-se de
ofensa muito grave, porque viola a confiança das pessoas e as leva a
duvidar de suas próprias intuições. Os principais tipos de mentira são
dois:
mentira por omissão;
mentira intencional.
A mentira intencional é aquela inequívoca,
praticada com o propósito de enganar alguém. A mentira por omissão é a
sonegação de informações com o intuito de enganar alguém. Os dois tipos são
muito graves e ambos geram sério carma negativo.
As mentiras podem ser classificadas em três
categorias:
grandes mentiras;
mentiras menos graves;
mentiras de conveniência.
Considera-se que a pior mentira é alguém se dizer
iluminado quando não o é, ou alegar ter poderes paranormais que não
tem. Se esse tipo de mentira for contado por um monge ou uma monja, a
ofensa é ainda mais grave.
Mentiras menos graves são todas as outras. Por exemplo,
alguém dizer ter visto algo que não viu, ou que não viu algo que viu, ou dizer
ser falso o que é verdadeiro ou ser verdadeiro o que é falso.
Um exemplo de mentira de conveniência seria não
revelar a um doente terminal a gravidade de seu estado. Ou amenizar
uma verdade para evitar que uma criança sofra um trauma psicológico.
Na mentira de conveniência, importa levar em conta a intenção que nos
inspira e a avaliação que fazemos dessa intenção. Se tivermos certeza
de que causaremos mais bem do que mal com a mentira, não estaremos
violando o preceito.
Aquele que mente ilude – primeiramente a si próprio e
depois aos outros. Trata a verdade como se fosse falsa e o falso como
verdadeiro. Confundindo totalmente o verdadeiro e o falso, não
consegue aprender o que é benéfico. Ele é como um recipiente tampado no
qual água limpa não pode ser despejada.
Tratado sobre a Perfeição da Grande Sabedoria
Não ter má conduta sexual
Entende-se por não ter má conduta sexual a prática
sexual que viole as leis e costumes da sociedade. Paralelamente, o incesto
e qualquer outra conduta sexual que lese ou viole os direitos de outra
pessoa são também considerados má conduta sexual.
Alguns exemplos de conduta abusiva, mesmo para pessoas
legalmente casadas: ter relações sexuais na hora errada, no local
errado, em excesso ou ter relações insensatas.
Na hora errada significa no fim de uma gravidez
normal, em momentos de retiro ou ocasiões em que estejamos doentes.
Locais errados para relações sexuais são templos, lugares públicos ou à
vista de outros. Ter relações sexuais em excesso significa devotar-se tanto
ao sexo que a própria vitalidade se esgota. Sexo insensato equivale a
masturbar-se em excesso, vender o corpo por dinheiro ou em troca de
favores, adotar condutas sexuais que despertem emoções desarrazoadas
(ou seja, emoções que brotem da cobiça, da raiva ou da ignorância).
Não abusar de drogas ou bebidas alcoólicas
Uma tradução mais literal deste preceito seria:
“Prometo abster-me do entorpecimento e da imprudência resultantes da
utilização de drogas ou da ingestão de bebidas alcoólicas”. Em poucas
palavras, o preceito diz: não se entorpeça. O propósito dele é evitar
que façamos ou digamos coisas estúpidas enquanto nossos sentidos
estiverem alterados sob o efeito de drogas ou bebidas alcoólicas.
Os quatro primeiros preceitos são em si violações
morais lesivas, prejudiciais aos outros por natureza. Já o consumo de
drogas ou de bebidas alcoólicas não seria algo intrinsecamente
maléfico, uma vez que é um ato que prejudica mais diretamente o próprio
usuário. Entretanto, o Buda adverte que o consumo dessas substâncias
altera a consciência, tendo como resultado sérios lapsos de
discernimento e a consequente violação dos outros preceitos.
O Shastra Abhidharma-mahavibhasha conta uma história que
ilustra como o consumo de álcool pode levar à violação de todos os
outros preceitos. Refere-se a um budista que se embebedou e decidiu
roubar uma galinha de sua vizinha. Roubou, matou e comeu a ave. Quando a
vizinha perguntou se ele tinha visto a galinha, respondeu que não. A partir
daí, o sujeito continuou a devotar-se à própria ruína, lançando olhares
lascivos à vizinha e utilizando com ela linguagem sexualmente
provocativa. A cadeia de eventos que o levou a quebrar todos os Cinco
Preceitos começou com o primeiro drinque. Se não tivesse bebido, jamais
teria plantado tantas sementes cármicas negativas. Tenho certeza de
que todo mundo conhece exemplos piores do que esse no mundo atual.
Ao considerar as consequências da violação do
princípio relativo a drogas e álcool, devemos levar em conta que o
budismo é uma religião de moralidade, autocontrole e sabedoria. Qualquer
coisa que anuvie a mente ou entorpeça a razão inevitavelmente diminui
tanto nossa sabedoria quanto nosso autocontrole.
Quem quiser atravessar o grande oceano do nascimento
e morte deve observar os Cinco Preceitos de todo o coração e com a mente por
inteiro.
Sutra Upasaka-shila (Sutra sobre os Preceitos de Upasaka)
A Importância da Moralidade
Quem não dá muita importância à moralidade geralmente
acha que a observância de um código de conduta moral restringe a
liberdade. Nada poderia estar mais longe da verdade. A moralidade não
cerceia nossa liberdade – liberta-nos da ilusão.
As correntes cármicas que nos aprisionam à ilusão só
podem ser destruídas por meio de uma vida moral. Em vez de ver a moralidade
como um fardo desagradável, deveríamos considerá-la uma oportunidade
para uma vida mais sublime. É apenas pela moralidade que nos
diferenciamos dos seres dos planos de existência inferiores.
Assim como a serenidade e a compostura são essenciais
à meditação, a moralidade é essencial ao crescimento do ser humano. O
objetivo dos Cinco Preceitos não é oprimir, eles simplesmente
constituem uma das três instruções básicas proferidas pelo Buda sobre a
evolução rumo a uma consciência mais elevada, que são:
moralidade;
meditação;
sabedoria.
Em termos gerais, a meditação baseia-se na
moralidade, enquanto a sabedoria tem por fundamento a meditação. A
moralidade é o alicerce necessário para a meditação e para a
sabedoria.
De acordo com o Buda, se seguirmos os Cinco Preceitos,
teremos uma melhora em nossa vida presente e nas futuras, posto que
estaremos plantando as sementes de nosso futuro. Naturalmente, o êxito na
observância dos Cinco Preceitos não é conquistado da noite para o dia. Leva
tempo para a mente iludida se abrir totalmente às grandiosas e
libertadoras expansões de sabedoria que se descortinam quando a mente
começa a compreender os níveis mais elevados.
Raras são as pessoas que conseguem seguir todos os Cinco
Preceitos desde o momento em que tomam contato com eles pela primeira
vez. Por isso, o Buda recomendou que, no começo, os princípios sejam
observados de forma gradual. Primeiro, seguindo o princípio de não matar;
em seguida, passa-se a cada um dos outros três, terminando com o princípio
relativo a não abusar de drogas e álcool.
A esse respeito, o Tratado sobre a Perfeição da Grande
Sabedoria diz: “Existem Cinco Preceitos. No processo de aprendê-los, deve-se
iniciar com o princípio de não matar e seguir daí até aprender a seguir o
princípio sobre não consumir bebidas inebriantes. Quando um preceito é
observado, diz-se que o primeiro passo foi dado. Quando dois ou três são
observados, diz-se que alguns passos foram dados. Quando quatro princípios
já podem ser observados, diz-se que a maioria dos passos já foi dada. Quando
todos os Cinco Princípios são seguidos, diz-se que os preceitos foram
cumpridos. Nesse processo, devem-se considerar as inclinações pessoais
para decidir a sequência em que se vão aprender os preceitos”.
Sendo a moralidade, a meditação e a sabedoria as três
categoriasem que o Budadividiu seus ensinamentos, são também três as
classes de transgressões contra os preceitos:
transgressões do corpo;
transgressões da fala;
transgressões da mente.
Os preceitos de não matar, não roubar e não ter má
conduta sexual dizem respeito às atividades do corpo, ao passo que o de
não mentir se associa à fala. Todos os preceitos têm a ver com a mente, é
claro, pois todas as ações e intenções nascem na mente.
Corpo, fala e mente não guardam correspondência exata
com moralidade, meditação e sabedoria, apesar de estarem envolvidos com
as mesmas áreas. Com a moralidade, aprendemos a controlar os atos do
corpo. Com a meditação, aprendemos a controlar a linguagem e a
elaboração de conceitos. Com a sabedoria comum, aprendemos a utilizar a
mente para ajudar o próximo e, simultaneamente, a nós mesmos. No Sutra
do Grande Nirvana, o Buda diz: “Ananda, esses preceitos morais devem passar
a ser seu maior mestre. Observando-os e fundamentando neles a sua
prática, você conquistará o samádi profundo e a sabedoria que transcende
a tudo neste mundo”.
De acordo com o Sutra Sandhi-nirmochana (Sutra Elucidativo
da Profundidade do Irrevelado), levar uma vida moral, seguindo os Cinco
Preceitos, confere-nos dez bênçãos. O sutra diz que, em última instância,
a moralidade nos leva a conquistar o estado de onisciência; a ganhar a
capacidade de aprender como um Buda aprende; a nunca prejudicar os sábios; a
manter os nossos votos; a ter paz; a conquistar o não apego à vida e à
morte; a desejar o nirvana; a ter uma mente imaculada; a chegar ao mais
elevado samádi, ou concentração; a ter fé firme e resoluta.
O Buda sempre pedia que seus monges se mantivessem
calmos e se mostrassem calmos. A moralidade pode ser concebida como um
tipo de serenidade que é muito confortável para aquele que a pratica.
Vivendo de acordo com os Cinco Preceitos, começamos a nos sintonizar não só
com os ensinamentos do Buda, mas também com a pura mente do Buda interior.
A tranquilidade fundada na inspiração que emana da mente búdica
jamais pode ser abalada e sempre se mostrará correta.
Aquele que observa os Cinco Preceitos é sempre superior
até mesmo que o mais rico e poderoso que os viola.
A fragrância das flores e da doce madeira ao longe não
pode ser sentida, mas a doce fragrância da moralidade em todas as dez
direções será sentida.
Aquele que observa os Cinco Preceitos está sempre alegre e
satisfeito e sua boa reputação à distância será conhecida; seres
celestiais amor e respeito por ele sentirão e sua vida neste mundo será com
doce êxtase preenchida.
Tratado sobre a Perfeição da Grande Sabedoria
Capítulo 4 do livro Budismo Significados Profundos,
Venerável Mestre Hsing Yün,
Escrituras Editora, 2ª edição revisada e ampliada, São
Paulo, dezembro de 2011.
REV141212
http://www.templozulai.org.br/os-cinco-preceitos1376831014.html
http://www.templozulai.org.br/os-cinco-preceitos1376831014.html
sábado, junho 03, 2017
As 12 Leis do Karma
1ª – A GRANDE LEI
Colhemos o que plantamos. É a lei da causa e do efeito. O que quer que façamos no universo nos volta.
2ª – LEI DA CRIAÇÃO
A vida não apenas acontece, ela requer nossa participação. Estamos ligados ao Universo dentro e fora de nós mesmos. Tudo que nos cerca nos dá indícios de nosso estado interior. Temos que fazer em nós o que queremos em nossa Vida.
3ª – LEI DA HUMILDADE
O que nos recusamos a aceitar, continua a existir em nós. O mundo espelha nossos traços.
4ª – LEI DO CRESCIMENTO
Onde formos, lá estaremos. Para crescermos no espírito, somos nós que devemos mudar, não as outras pessoas, ou lugares ou as coisas em torno de nós.
5ª – LEI DA RESPONSABILIDADE
Sempre que algo está errado, existe algo errado em nós. Nós espelhamos o que nos cerca e o que nos cerca se espelha em nós. Devemos fazer um exame da responsabilidade do que ocorre em nossa vida.
6ª – A LEI DA CONEXÃO
Mesmo que algo pareça desconectado, é importante entender que no Universo tudo está conectado. Cada etapa conduz a etapa seguinte e assim por diante. Passado, presente e futuro, todos estão conectados
7ª – LEI DO FOCO
Não podemos pensar duas coisas ao mesmo tempo. Quando nosso foco está em valores espirituais é impossível ter pensamentos baixos de mágoas ou de raiva.
8ª – LEI DA DOAÇÃO
Se acreditamos que algo é verdade, seremos chamados para demonstrar essa verdade. É nesse momento que podemos colocar o que dizemos e aprendemos na prática.
9ª – A LEI DO AQUI E AGORA
Quando olhamos para trás para examinar o que passou, ficamos impedidos de olhar para o aqui e agora. Pensamentos velhos, padrões antigos, sonhos velhos…tudo isso impede que tenhamos novos pensamentos, novos padrões e novos sonhos.
10ª – A LEI DA MUDANÇA
A história se repete até aprendermos as lições que necessitamos para mudar nosso trajeto.
11ª – LEI DA PACIÊNCIA E DA RECOMPENSA
Todas as recompensas requerem trabalho inicial. Recompensas de valor duradouro requerem labuta paciente e persistente.
12ª – LEI DO SIGNIFICADO E DA INSPIRAÇÃO
O valor de algo é o resultado direto da energia e intenção colocada nela. Cada contribuição pessoal é também uma contribuição ao todo. A inspiração amorosa fornece uma contribuição ascendente e inspira o Todo.
https://osegredo.com.br/2015/06/as-12-leis-do-karma/
Assinar:
Postagens (Atom)
Reflexão
Estou aprendendo que a maioria das pessoas não gostam de ver um sorriso nos lábios do próximo.Não suportam saber que outros são felizes... E eles não!
(Mary Cely)