Um dos momentos mais importantes de um
trabalho mediúnico é a aplicação de passes nas pessoas da assistência,
especialmente nos trabalhos de cura da Linha do Oriente.
Abaixo explicações
teóricas sobre a aplicação de passes, segundo a doutrina espírita, mais que pode
ser adaptada aos trabalhos de Umbanda.
Já que em todos os Terreiros, os
médiuns incorporados ou não, aplicam passes nos membros da assistência.
Em "A Gênese - Capítulo XIV - item 33", Allan Kardec nos demonstra que a
ação magnética pode produzir-se por diversas formas:
Pelo próprio
fluido do magnetizador (passista).
Pelos fluidos do Espírito (desencarnado).
Pelos fluidos do Espírito (desencarnado) combinando com os fluidos do
magnetizador (passista).
Também devemos considerar o passe em relação
aos seguintes fatores:
Distância
Perto (em torno de 25 cm) -
ATIVANTE
Longe (a partir de 30 cm) - CALMANTE
Velocidade
Lento -
CONCENTRADOR (Quanto mais lento mais concentra)
Rápido - DISPERSIVO ( Quanto
mais rápido mais dispersivo)
O concentrador ajuda a "incorporação",
enquanto o dispersivo, evita que a manifestação ocorra.
Tipos de Passes
A ação magnética pode produzir-se de várias maneiras; assim é que
classificamos os passes em:
Espirituais
Magnéticos
Mediúnicos
Mistos
Espirituais
É uma espécie de magnetização feita pelos bons Espíritos, sem
intermediários, diretamente no perispírito das pessoas enfermas ou perturbadas.
No passe espiritual o necessitado não recebe fluidos magnéticos de médiuns, mas
outros, mais finos e puros, trazidos dos planos superiores da Vida pelo Espírito
que veio assisti-lo.
Pelo fato de não estar misturado ao fluido
animalizado, o passe espiritual é bem mais limitado que as outras modalidades de
passes. Com isso, pode-se compreender que os recursos oferecidos nas reuniões
públicas de Espiritismo, onde participam grande quantidade de encarnados e
Espíritos desencarnados, são bem maiores do que aqueles que podemos contar em
nossas residências, só com a ajuda do nosso anjo da guarda.
Os Espíritos
se utilizam dos seus próprios fluidos e atuam diretamente e sem intermediários
sobre encarnados. Os fluidos são manipulados pelos Espíritos passistas, que se
utilizam de seus próprios fluidos, dos fluidos dos auxiliares, de fluidos da
Natureza, tais como plantas medicinais e, também de fluidos de médiuns à
distância.
Magnéticos
É o tipo de passe em que a pessoa doa apenas
seus fluidos, utilizando a força magnética existente no próprio corpo
espiritual. Pelo menos em tese, qualquer criatura pode ministrá-lo. Suas
qualidades variam segundo a condição moral do passista, sua capacidade de doar
fluidos e seu desejo sincero de amparar o próximo.
No passe magnético,
geralmente se recebe assistência espiritual. Como vimos, isso acontece porque os
Espíritos superiores sempre ajudam aqueles que, imbuídos de boa vontade, atendem
aos mais carentes. Lembramos aqui, que o socorro dos Benfeitores é independente
da crença que o passista ou magnetizador possa ter em Deus ou na
Espiritualidade. Os Espíritos disseram a Allan Kardec, em "O Livro dos Médiuns",
questão 176:
"...muito embora uma pessoa desejosa de fazer o bem não
acredite em Deus, Deus acredita nela".
Transmitidos pelo médium que doa
de seus próprios fluidos, de sua própria força irradiante, de suas energias
fluídicas.
Magnetizador é aquele indivíduo saturado de fluido vital e
que através da vontade - atributo essencial do espírito - usa seu fluido
magnético, atua sobre ele, dando-lhe as qualidades necessárias.
No caso
do passe magnético não é o fluido dos espíritos desencarnados, apenas eles atuam
fortalecendo a vontade do doador.
Pesquisando as teorias kardequianas,
vamos encontrar na Revista Espírita - ano VII - janeiro de 1864 - página 7,
importante estudo, que elucida um pouco mais o assunto:
"...Em geral o
que magnetiza (passista) não pensa senão em desdobrar essa força fluídica,
derramar seu próprio fluido sobre o paciente submetido aos seus cuidados. Sem se
ocupar se há ou não uma Providência interessada no caso, tanto ou mais que ele.
Agindo só, não pode obter senão o que a sua força, sozinha, pode produzir; ao
passo que os médiuns curadores começam por elevar sua alma a Deus e a reconhecer
que, por si mesmos, nada podem... Esse socorro que envia são os bons Espíritos
que vêm penetrar o médium de seu fluido benéfico que é transmitido ao doente...
e que são devidas simplesmente à natureza do fluido derramado sobre o médium. Ao
passo que o magnetizador (passista) ordinário se esgota, por vezes em vão, a
fazer passes, o médium curador infiltra um fluido regenerador pela simples
imposição de mãos, graças ao concurso dos bons Espíritos".
Mediúnicos
O médium serve de veículo para os fluidos que os Espíritos derramam sobre
ele. É o magnetismo misto, em que se combinam os fluidos humanos e espirituais.
Nesse passe, o médium fica em estado de transe, é envolvido pelo
Espírito ou Espíritos e trabalha mediunizado. É desaconselhado este tipo de
passe, pela perda parcial da vigilância necessária à boa condução dos trabalhos.
Mistos
São os passes, normalmente usados nas Casas Espíritas, por
envolvem o magnetismo das pessoas, a presença dos Mentores da Casa e a presença
do próprio Guia do passista, sem que haja a incorporação.
Formas de
Aplicação
Poderemos conhecer as técnicas de passe que são usadas no mundo
espiritual e que são descritas nas obras de André Luiz e Manoel Philomeno de
Miranda.
Passe de Sopro - Insuflação (quente - frio) (André Luiz - Os
Mensageiros - Cap. 19);
Rotatório - Circular - (André Luiz - Missionários da
Luz - Cap. 19);
Dispersão - (André Luiz - Ação e Reação - Cap. 3) e (Manoel
Philomeno de Miranda - Grilhões Partidos - Cap. 15)
Longitudinal - (André
Luiz - Missionários da Luz - Cap. 19);
Podemos classificar as formas de
aplicação em várias categorias a saber:
Imposição das mãos;
Longitudinais;
Transversais
Rotatórios;
Perpendiculares
Imposição dupla ou simples;
Passes de sopro, quente ou frio
Dispersivos
que se dividem em:
Transversais cruzados
Rotatórios ou
Circulares cruzados
De sopro
Passe incorporado
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Analisemos
cada um:
Imposição de Mãos
É sempre concentrador de fluidos. Pode
ser dado com uma ou com as duas mãos, em um centro de força ou outro ponto
qualquer. As mãos devem estar sem concentração de força, sem contração muscular
e sim "soltas". Os passistas podem ser digitais ou palmares. Não faz a menor
diferença. O importante é não contrariar sua natureza. Os tumores e inflamações
respondem bem aos concentrados ativantes. É bom lembrar que as curas
instantâneas são muito raras.
Longitudinal
São aqueles feitos ao
longo do corpo, da cabeça aos pés e de cima para baixo, com as mãos abertas e os
braços estendidos, normalmente, sem nenhuma contração.Com pequenas e sutis
pausas em cada Centro de Força. Quando usado como dispersivo é aplicado sem
pausas, direto da cabeça aos pés.
Transversais
Estes passes são bons
mas apresentam algum inconveniente se usados na câmara de passes, junto a outros
passistas. Estende-se os dois braços para diante, as palmas para baixo, assim
como os polegares e vai abrindo rapidamente os braços, no sentido horizontal,
depois volta, com bastante energia a posição original. Isto deve ser feito, na
cabeça, no peito, no estômago, no baixo ventre e nos pés.
Rotatórios ou
Circulares
São executados com as palmas das mãos girando suavemente, da
direita para a esquerda e vice-versa. São também conhecidos como fricções sem
contato.
Perpendiculares
São aplicados com o paciente de pé. Estende
as mãos sobre a cabeça do paciente, descendo-as, rapidamente, pela frente e
pelas costas, ficando o passista de lado para o paciente.
Imposição
dupla: Sem dúvida esta é a forma mais simples e mais comum. Estende-se as mãos
sobre a cabeça ou outra parte do corpo. O passista deve ficar em profundo estado
de concentração e oração.
Imposição simples: A mesma coisa de imposição
dupla, apenas feita com uma mão. A outra pode fica estendida ao lado do corpo ou
posicionada acima do Centro Coronário.
Sopro ou Insuflação
Esta
modalidade de passes requer do passista cuidados especiais e rigorosos. É um
passe rigorosamente curativo ou dispersivo, conforme a intenção da aplicação. É
aplicado com a boca mais ou menos aberta, sobre as partes afetadas, insuflando
ali, vigorosamente. Para que seja eficiente, é necessário que o passista as
aspire ar, em grande quantidade, dilatando o tórax, para os sopros frios, ou
dilatando o estômago, para os quentes. O passista deve ter boa capacidade
respiratória, hálito saudável, estômago livre de emanações pesadas, Mente e
palavras limpas, moralmente.
Os passes de sopro se dividem em:
Estimulantes;
Curativos;
Quentes;
Cicatrizantes Frios;
Calmantes;
Descongestionante;
Revigorantes;
Dispersador de
fluidos
O sopro quente sai da boca do passista saturado de fluidos
curadores, umedecido pelos vapores aquecidos pelas mucosas do estômago.
Aproximar a boca do local, sem repugnância ou medo do contágio e assoprar
vigorosamente. Pode-se, em casos mais repugnantes, cobrir o local com uma gaze.
O sopro frio é executado a 30cm. ou até mais de um metro. Aspira-se o
ar, enchendo o tórax e soprando com os lábios quase fechados. Esta técnica é
usada em pacientes que incorporem durante o passe.
Os dispersivos já
exemplificamos a respeito. Relembrando: "Transversais cruzados", "Rotatórios ou
Circulares cruzados" e "Sopro frio", são os mais usados.
Passe
Incorporado
O passe incorporado não tem motivo para ser aplicado. Os
espíritos fazem circular os fluidos pelos médiuns para o paciente. Quando o
espírito necessita atuar diretamente, ele não necessita de médium. Isto gera um
inconveniente pois pode acontecer de o médium estar envolvido pelo obsessor do
paciente e em vez de ajudar, prejudicá-lo.
Classificação em Relação aos
Centros Espíritas
Nas Casas Espíritas, como classificação de trabalho,
eles podem ser:
Individuais;
Coletivos;
Padronizados;
Livres;
À distância e
Em domicílio.
Fluidoterapia - Explicações
necessárias
A fluidoterapia é uma técnica que os médiuns, usando fluidos
energizados, utilizam para o tratamento das enfermidades físicas e espirituais.
Aplicados sobre o perispírito, eles são absorvidos à semelhança de uma esponja.
É a conhecida terapia do passe, praticada nos centros espíritas.
As
operações espirituais também pertencem a esta área de serviços porque são
atividades ligadas à manipulação de fluidos humanos e espirituais.
Classificam-se, porém, como fenômenos de características próprias. Por estarem
intimamente ligadas à mediunidade curadora, a equipe envolvida nesse trabalho
deverá ter, entre seus membros, um ou mais médiuns curadores.
Estes
trabalhos são assistidos por entidades desencarnadas, ligadas ao campo da
medicina, conhecedoras de particularidades relativas à saúde físico-espiritual
dos pacientes e à lei de causa e efeito.
Quando se considera o serviço
de passe convencional, a magnetização dos pacientes não exige nenhuma condição
especial para se realizar. Qualquer trabalhador ou Espírito esclarecido poderá
ministrá-los com bom aproveitamento, sem maiores exigências. Já na cirurgia
perispiritual ela só será concretizada com a presença de médiuns curadores no
ambiente, assistidos por Espíritos de médicos desencarnados Pode-se dizer que os
papéis do médium curador e dos Espíritos cirurgiões seriam os mesmos do
farmacêutico e dos médicos. Enquanto o papel do primeiro é o de ministrar a
medicação (fluidos e energias humanas), o desses últimos é o de examinarem cada
caso, fazer diagnósticos, prescrever tratamentos fluídicos e, se necessário,
realizar cirurgias nos tecidos perispirituais.
Enquanto do lado de cá
bastam a imposição de mãos, a prece fervorosa, a conduta moral sadia e a
disciplina mediúnica, do lado de lá se desenrola a complexidade das tarefas
curativas: a desobsessão (em alguns casos), os procedimentos cirúrgicos, a
escolha e seleção de elementos fluídicos a serem utilizados e o estudo das
possibilidades de cura ou melhoria das doenças do paciente, frente às suas
necessidades evolutivas.
Fechando o Assunto
Passe magnético misto:
Por imposição da(s) mão(s), individual (um passista para cada paciente), sem
toque, onde são utilizados os fluidos do médium mais os fluidos dos Espíritos,
em favor do processo de cura, inclusive para os grupos de tratamento de
desobsessão, que se opera no perispírito e no plano espiritual. Esse processo
chama-se fluidoterapia, ou seja, tratamento pelos fluidos, de responsabilidade
dos Espíritos.
Passe espiritual:
Aplicado diretamente pelos Espíritos do
auxílio magnético, dispensando a presença do médium.
Passe coletivo:
Dado coletivamente numa assembléia (um passista para vários pacientes), com
a manipulação dos fluidos a cargo dos Espíritos.
Passe à distância:
É
uma modalidade de irradiação muito usada nas Casas Espíritas e que exige prévio
aviso àquele que vai receber (nome, endereço, doença, dia e hora da
mentalização), com a finalidade de estabelecer sintonia entre o médium que o
administra e aquele que o recebe.
Autopasse:
É o passe dado em si mesmo;
a prece fervorosa produz efeito de uma magnetização, não só chamando a ajuda dos
bons Espíritos, mas dirigindo ao pedinte uma salutar corrente fluídica.
O
sopro:
Na visão de André Luiz, embora seja estimulante e eficaz como
processo terapêutico, ele só é recomendável àqueles que se enquadram nas regras
de boa saúde e higiene, conforme exposto na obra Os Mensageiros.
Essa
ressalva é necessária, uma vez que nem todos possuem um organismo (em especial a
boca) realmente sádio.
A prece como autopasse
Assim como o homem
através dos seus fluidos pode influenciar o seu semelhante, presente ou a
distância, pode também agir sobre si mesmo.
O autopasse requer
concentração para poder colocar-se na posição de receptor. A seguir, é
necessária a meditação e a prece fervorosa. Segundo André Luiz, Nos Domínios da
Mediunidade, "A oração é prodigioso banho de forças, tal a vigorosa corrente
mental que atrai".
A prece fervorosa, associada à fé na ajuda
espiritual, acelera as nossas vibrações, facilitando a ligação com os
benfeitores.
A prece impulsiona nossas energias para o alto e atrai as
energias espirituais que, somadas às nossas, voltam sobre nós, trazendo fluidos
renovadores, a fim de conseguirmos operar com eficiência em favor do próximo. E
assim, ajudando, somos também ajudados.
OS
PASSES NA UMBANDA
passes na Umbanda são direcionados pela entidade incorporada ao médium e os
movimentos, duração e intensidade variam de entidade para entidade e de acordo
com o caso em questão e o tipo de trabalho realizado.
Os passes podem ser
aplicados por entidades de todas as linhas: Caboclos, Pretos Velhos, Erês
(crianças), Baianos, Boiadeiros, Ciganos, Mestres e guias do Oriente, Exús e
Pombas Giras. Embora alguns dirigentes não usem com a frequência que deveriam os
passes dos Guardiões, o que é uma pena, pois quem recebe um bom passe dessas
entidades, sente-se leve, descarregado e altamente revigorado.
http://ciganaseciganosnaumbanda.blogspot.com.br/2008/10/banho-de-atracao-da-cigana-sete-saias.html